Publicado 08/2021

Religador OSM da NOJA Power Aprovado em Teste de Tipo Sísmico

NOJA Power OSM Recloser on a powerline pole with grey skies behind, in a high risk earthquake area

A empresa internacional de engenharia de chaveamento, NOJA Power, comemora hoje o sucesso do teste de tipo sísmico de seus Religadores OSM310 (15 kV e 27 kV) e OSM300 (38 kV) em um laboratório credenciado pela norma IEC 17025, alcançando conformidade no Grau IX da escala MSK-64, conformidade com o grupo de design mecânico GOST M6 e, também, confirmando suas aplicações, incluindo usinas de energia nuclear.

Os testes determinados para atender ao Grau IX do teste sísmico GOST para MSK-64 podem ser considerados mais rigorosos do que o IEC 62271-300. De acordo com a norma IEC 60068-3-3:1993, a intensidade do Grau IX MSK é semelhante à classificação de referência de aceleração do solo mais alta da IEC, AG5, “Terremotos Fortes a Muito Fortes”, excedendo 7,0 pontos na escala Richter.

The OSM Recloser is under test on the seismic shaking table at the Center for Complex Seismic Testing in Russian Federation
©2021 NOJA Power, The OSM Recloser installation under test on the seismic shaking table, Center for Complex Seismic Testing, Russian Federation

Embora os Religadores OSM da NOJA Power sejam projetados para ambientes sísmicos, usuários em ambientes sujeitos a terremotos dependiam de testes locais para verificar o desempenho sísmico. Com o sucesso deste teste de tipo, os usuários talvez não precisem mais de uma nova verificação local de conformidade sísmica.

Uma cópia dos relatórios dos testes sísmicos está disponível aqui.

OSM300 OSM310
“Garantir que nossos produtos atendam aos rigorosos requisitos para terremotos definidos pelas normas GOST da Federação Russa oferece a nós e aos nossos clientes a confiança de que nossos produtos são adequados para uso em todos os ambientes sujeitos a terremotos”, afirma o diretor geral do Grupo NOJA Power, Neil O’Sullivan.

Os testes de tipo foram conduzidos no “Centro de Testes Sísmicos Complexos”, credenciado pela IEC 17025, na Rússia.

O MSK-64 classe IX é classificado como “Destrutivo”, pois janelas são estilhaçadas, monumentos e colunas são destruídos, e muitos edifícios comuns desabam.

An OSM Recloser after the 2016 Kaikora Earthquake in New Zealand with a sunken pole
©NOJA Power 2021, an OSM Recloser after the 2016 Kaikora Earthquake in New Zealand (note the sunken pole)