Iniciativa Smart Grid AMPLA

A execução bem sucedida da iniciativa de automação da AMPLA viabilizou mais negócios para a RMS Electric/NOJA Power. A AMPLA instalou mais 80 religadores NOJA Power e outras iniciativas de SMART GRIDS estão a caminho.

Dezembro 2010
Religador OSM NOJA Power na AMPLA

Religador OSM NOJA Power na AMPLA.

“Seja 2 ou 2000 religadores, a RMS Electric/NOJA Power trabalham duro para assegurar que as melhores soluções técnicas sejam entregues aos nossos clientes e suas necessidades sejam satisfeitas por completo. A relação entre a RMS e a AMPLA é mais um exemplo dos vários outros projetos de sucesso no Brasil”, diz Bruno Kimura da RMS Electric.

A AMPLA Energia e Serviços SA distribui eletricidade para 66 cidades no estado do Rio de Janeiro, cobrindo mais de 73% do território estadual equivalente a 32.188km2. Atualmente a AMPLA fornece serviços para aproximadamente 2,3 milhões de clientes. Mais de 99% das residências dentro da área de concessão da AMPLA têm acesso a eletricidade. Desde a privatização da AMPLA, a companhia investiu mais de R$1,4 bilhões em qualidade, crescimento e modernização do sistema elétrico.

A AMPLA pertence e é operada pelo Grupo Endesa, que é o maior grupo de concessão de energia da Espanha e posicionou-se como líder tanto em geração quanto em distribuição no país.

Após as primeiras apresentações sobre o religador NOJA Power, a AMPLA forneceu o projeto de sua chave de transferência para a RMS Electric. O objetivo do projeto foi substituir duas chaves a gás (instaladas na frente da sede da AMPLA) por dois religadores automáticos OSM NOJA Power com funcionalidades avançadas de proteção e comunicação remota.

Bruno Kimura da RMS Electric juntamente com Oleg Samarski e Brian O´Sullivan da NOJA Power projetaram uma chave de transferência simples e confiável usando dois religadores automáticos OSM15.

O princípio de operação envolve um religador na posição normalmente fechado fornecendo energia à sede da AMPLA, enquanto um segundo religador permanece na posição normalmente aberto isolando a carga do alimentador secundário. Quando o alimentador principal é perdido, o elemento de subtensão (UV3) leva o religador NF ao bloqueio. A mesma perda de alimentação dispara o elemento de Restauração Automática no religador NA, fechando-o e restabelecendo o fornecimento da carga após tempo pré-configurado pelo usuário.

Ambos os religadores estão integrados ao sistema SCADA da AMPLA através de rádios, permitindo completo controle e monitoramento remotos. Os engenheiros de automação da AMPLA ficaram muito satisfeitos com as poderosas funcionalidades disponibilizadas pela implementação do protocolo DNP3 e pela flexibilidade oferecida pelo software de configuração TELUS.

Todas as funcionalidades de proteção, comunicação e automação usadas no projeto, incluindo os algoritmos Subtensão (UV), Religamento Controlado por Tensão (VRC) e Restauração Automática de Alimentação (ABR) e o hardware tal como sensores de tensão em todas as seis buchas são características padrão oferecidas na linha OSM de religadores NOJA Power.