Certificação independente conforme padrões internacionais ratifica a confiabilidade dos religadores OSM NOJA Power

Normas internacionais foram introduzidas para detalhar especificações mínimas para religadores a fim de que estes operassem de forma confiável e segura. A NOJA Power destaca a importância dos Certificados de Ensaios de Tipo para desfazer a confusão no mercado quanto a qual documentação fornecida por laboratórios independentes prova que o produto atende por completo às normas.

Outubro 2012
Certificados de Ensaio de Tipo

Certificados de Ensaio de Tipo – tais como os certificados com selo dourado emitidos pelo KEMA, são os únicos documentos que garantem que produtos de média tensão completaram e passaram em testes que verificam o atendimento à normas internacionais tais como a IED62271-111 e IEEE C37.60

O time de engenheiros eletricistas da NOJA Power hoje destaca a importância dos Certificados de Ensaios de Tipo como prova de atendimento a normais internacionais tais como a IEC62271-111 e IEC C37.60 para religadores automáticos (veja “Sobre normas internacionais IEC/IEEE” abaixo).

A NOJA Power esclarece a confusão a respeito de documentação de testes informando que apenas Certificados de Ensaio de Tipo emitidos por entidades independentes provam que um produto atende por completo as normais IEC e IEEE. A empresa aconselha que, apesar de documentos alternativos tais como Relatórios de Desempenho podem ser úteis para o registro de testes sobre aspectos particulares de funções elétricas de um religador, estes não constituem prova de atendimento das normas internacionais que cobrem as funcionalidades elétricas dos religadores e nem ao menos alegam se o produto passou ou não nos testes.

“Certificados de Enaios de Tipo – tais como os certificados com um selo dourado emitidos pelo KEMA, um laboratório independente, são de valor inestimável e único porque eles são os únicos documentos que certificam que equipamento de chaveamento em média tensão (e todos os outros componentes usados em sistemas para transmissão e distribuição de energia elétrica) completaram e passaram nos testes que verificam o atendimento a normas internacionais tais com IEC62271-111 e IEEE C37.60”, afirma Joop Hooijmans, Gerente Geral do KEMA High-Power Laboratory in Arnhem (veja “Sobre DNV KEMA” abaixo).

“Outros tipos de documentação, como por exemplo Relatórios de Desempenho, são úteis mas nunca devem ser considerados como prova de que um produto atende as normas internacionais, visto que tais relatórios não tem esse propósito. Outros tipo de documentos sempre precisam ser estudados cuidadosamente”, adiciona Jooijmans.

Os religadores OSM NOJA Power (veja “Sobre a linha de religadores OSM NOJA Power” abaixo) foram testados completa e independentemente por consultores do DNV KEMA. O religador OSM38, por exemplo, foi testado em desempenho elétrico, incluindo interrupção em 12,5kV, chaveamento de carga em 630A, carregamento de cabo, carregamento de linha, resistência dielétrica incluindo NBI 170kV através dos interruptores abertos e NBI 195kV fase-fase e fase-terra, tensão aplicada a seco e sob chuva, aquecimento e operações mecânicas.

O religador OSM38 passou em todos os testes e a NOJA Power recebeu três Certificados de Ensaio de Tipo do DNV KEMA, confirmando os testes bem sucedidos e completo atendimento as normas. Os produtos OSM15 e OSM27 foram similarmente testados e também receberam certificação de ensaio de tipo do DNV KEMA.

“Nosso conselho para concessionárias é que elas sempre exijam Certificados de Ensaio de Tipo dos fabricantes, emitidos por um laboratório independente, para assegurarem que o religador atende aos aspectos relevantes das normas internacionais e, portanto, apresentará operação confiável por muitos anos”, explica Oleg Samarski, Diretor de Serviço & Qualidade da NOJA Power. “Na NOJA Power asseguramos que todos os religadores OSM são certificados de forma que nossos clientes possam estar seguros de que nossos produtos desempenharão de forma confiável e completamente segura”.

Sobre normas internacionais IEC/IEEE

A Comissão Internacional de Eletrotécnica (IEC) sediada em Genova e o Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrônicos (IEEE) sediado em Nova York publicam normas internacionais para a indústria elétrica, eletrônica e relacionadas. As normas internacionais asseguram que fabricantes desenvolvam produtos que atendem à especificações definidas. Desde 2002, o IEC e o IEEE têm colaborado para evitar duplicações no desenvolvimento, adoção e revisão de normas internacionais a fim de acelerar suas publicações. A IEC62271-111 e IEEE C37.60 (“High voltage switchgear and controlgear – Part 111: Overhead, pad-mounted, dry vault, and submersible automatic circuit reclosers and fault interrupters for alternating current systems up to 38 kV”) cobre o projeto, fabricação e testes de religadores automáticos e foi publicada em 2005 como uma norma internacional harmonizada e leva os logos das duas organizações.

Os religadores OSM NOJA Power foram completa e independentemente testados por consultores do DNV KEMA.