Publicado 07/2015

Buchas DIN cônicas dos Religadores Automáticos da série 310 da NOJA Power simplificam instalações ao nível do solo

Buchas de padrão industrial em auto-religadores da linha 310 permitem que os responsáveis pelas linhas de alta tensão, façam uso dos conectores tipo dead-break para facilitar a instalação e manutenção na transição de uma rede subterrânea à uma rede aérea.

NOJA Power 310 series recloser's DIN taper dead break elbow installation in left of installation box with open doors and RC Controller on right side
Buchas DIN cônicas dos Religadores Automáticos da série 310 da NOJA Power.

A NOJA Power anunciou hoje um acessório de buchas DIN cônicas para toda sua linha OSM15 e OSM27 da série 310 de religadores automáticos ("auto-religador"). As buchas são padrão para os auto religadores e estão de acordo com a especificação DIN EN 50181 (Tipo de interface C) [1].

As buchas DIN cônicas extendem o leque de aplicações, para as quais os auto-religadores da linha 310 podem ser utilizados, por permitirem a utilização de conectores tipo dead-break no equipamento.

Uma aplicação típica é a transição entre uma rede de distribuição de energia elétrica metropolitana localizada no subsolo e redes aéreas utilizadas para prestar serviço para as áreas rurais. A caixa abriga a transição entre redes terrestres e aéreas, que são conectadas através de um religador para proteger as redes de energia. Os conectores tipo Dead-Break são ligados à uma extremidade dos condutores isolados, e em seguida, instalados e fixados diretamente nas buchas DIN cônicas do religador. Uma das principais vantagens desta estrutura é que não é necessário que os usuários trabalhem com condutores sem isolamento (no entanto as normas de segurança habituais que resguardam o trabalho em redes de distribuição de média-tensão precisam ser seguidas).

A linha 310 foi introduzida em 2012. A versão OSM15 apresenta uma tensão nominal máxima de 15,5 kV, capacidade de interrupção de falha de 16 kA e corrente nominal máxima de 800 A. Os valores comparáveis para a OSM27 são 27 kV, 12,5 kA e 800 A. Os religadores são adequados para uso em uma grande variedade de opções de configuração em redes de energia convencionais e das redes inteligentes. As unidades OSM15 foram testadas pelo laboratório de testes independente, DNV KEMA GL, para suportar a capacidade atual de 16kV de curta duração por três segundos.

Para aplicações de montagem em poste, a linha 310 é fornecida com buchas de silicone montados sobre as buchas DIN cônicas, que permitem uma ligação dos condutores não isolados, utilizados em sistemas de distribuição aéreas.

A NOJA Power também oferece um quiosque de solo (GMK – Ground Mount Kiosk) com o objetivo de incluir instalações ao nível do solo. O GMK aproveita a capacidade dos conectores tipo dead-break da linha 310, eliminando as barras de cobre e coneções de cabo necessárias nos quiosques dos auto-religadores habituais, com buchas cônicas que não estão conformes a norma DIN. Isto resulta em um quiosque mais compacto.

“Como componentes-chave das redes das Smart Grids, vemos nossos religadores substituindo equipamentos de chaveamento antigos para um número crescente de aplicações ao nível do solo", diz Neil O'Sullivan, Director Geral da NOJA Power. "Nós projetamos a linha 310 de religadores automáticos com essa aplicação em mente. A sua classificação máxima de interrupção e tensão nominal, torna-o adequado para uma ampla variedade de implementações e as buchas DIN cônicas tornam mais fácil a instalação ao nível do solo. Quando instalado no compacto quiosque da NOJA Power, o religador da linha 310 é a solução ideal para a proteção de redes subterrâneas"

Os produtos da linha OSM15 310 da NOJA Power possuem o benefício da utilização de interruptores a vácuo e isolamento dielétrico sólido, em vez do óleo ou hexafluoreto de enxofre (SF6), ambientalmente hostis, os quais eram usados em produtos mais antigos. Outra característica notável da linha OSM15 310 é a sua caixa de aço inoxidável, que constitui a única unidade dielétrica sólida com uma câmara de contenção e exaustão de arco de falta no mercado. O design da contenção de arco está de acordo com a norma IEC62271-200 Cláusula 6.106 e Anexo A, e a eficácia deste importante recurso de segurança foi confirmada como parte da certificação do teste de tipo.

Referências

1. “DIN EN 50181 (2011-04) Buchas do tipo Plug-In, Acima de 1 kV e até 36 kV e variando de 250 A até 1.25 kA para equipamentos ou para transformadores que necessitarem. ”