A NOJA Power destaca como os Religadores Automáticos fornecem novas respostas para lidar com a falta à terra monofásica em redes de distribuição

Os ACRs proporcionam flexibilidade às concessionárias que procuram minimizar as interrupções de serviço em caso de falta à terra monofásica em sistemas isolados ou de alta impedância por aterrar a fase em falta, em vez de desligar um alimentador

Setembro 2015
ATERRAMENTO DE FALTA À TERRA MONOFÁSICO

Brisbane, Qld, Austrália - setembro de 2015 - A NOJA Power destaca a modernidade dos seus Religadores Automáticos (ACR ou "auto religador"), como o seu ACR da série OSM Single Triple que pode ajudar as concessionárias com esquemas de proteção inovadoras para redes isoladas ou de alta impedância para minimizar a interrupção no caso de falhas de alimentação de eletricidade.

As concessionárias estão implementando redes inteligentes – redes de distribuição de eletricidade informatizadas e avançadas - tanto para melhorar a eficiência como para minimizar a interrupção para os consumidores em caso de falta de energia como as causadas por raios ou queda de galhos de árvores. Ao empregar uma automação de distribuição moderna, como os ACRs da série OSM da NOJA Power, as concessionárias são capazes de implementar esquemas de proteção inteligentes que, por exemplo, isolam seções curtas de falta de alimentação e redirecionam a energia para garantir que o maior número de consumidores permaneça conectados à rede caso haja uma falta.

As concessionárias, ao empregar sistemas trifásicos de alta impedância (redes trifásicas sem neutro direto a uma ligação à terra), estão agora reforçando estes regimes de proteção inteligentes através da introdução de novas técnicas para lidar com a falta à terra monofásica, assegurando simultaneamente a continuidade do fornecimento.

Em sistemas isolados ou de alta impedância, a falta à terra monofásica pode resultar em correntes de falta que, embora relativamente baixa ainda são suficientes para causar danos, tais como a formação de arco. A NOJA Power está trabalhando com os clientes para demonstrar como eles podem usar os ACRs da série OSM para implementar o aterramento de falta a terra monofásica de uma forma mais eficaz do que era possível anteriormente. Por exemplo, o ACR OSM Single Triple da NOJA Power pode ser instalado em uma subestação para acessar de forma independente cada fase de uma linha trifásica no caso de uma falta à terra monofásica. O aterramento da fase reduz seu potencial elétrico e elimina riscos de arco sem a necessidade de desligar o alimentador.

Outra vantagem da série OSM Single Triple é percebida em redes que empregam alimentadores longos que servem às áreas rurais. O potencial de tensão em um condutor sujeito a uma falta à terra monofásica pode subir devido ao acoplamento capacitivo aos outros condutores, aumentando a probabilidade de formação de arco. Ao aterrar o condutor com defeito, a uma distância adequada ao longo do comprimento do alimentador, usando um único ACR OSM Single Triple, a acumulação de tensão pode ser significativamente reduzida.

Os ACRs da série OSM Single Triple da NOJA Power monitoram continuamente a tensão e a corrente em todas as seis buchas e a NOJA Power está desenvolvendo um hardware para permitir que esses  ACRs detectem correntes de falta tão baixos quanto de 0,2 A. Esta capacidade, juntamente com novos algoritmos de software, permitirão que os ACRs, situados em intervalos ao longo de um alimentador, limitem a localização de uma falta quando um único alimentador for isolado na subestação por um dispositivo, como um neutralizador de falta à terra (GFN) - permitindo que as equipes de manutenção sejam rapidamente direcionadas à ela.

"Os Religadores Automáticos da NOJA Power colocaram à prova os dispositivos populares para os fabricantes que estão implementando redes inteligentes", explica Neil O'Sullivan, Diretor Geral da NOJA Power. "Um religador automático realiza medição de tensão em todas as seis buchas, medição de corrente em todas as três fases, proteção bidirecional e ampla capacidade de qualidade de energia e registro de todos os dados contidos em uma caixa de aço inoxidável, que constitui a única unidade dielétrica sólida, com controle interno de ventilação da falha de arco do mercado.

"Quando complementada pela cabine de comunicação e de controle RC10, estas características tornam os auto-religadores da NOJA Power muito adaptáveis permitindo que eles sejam utilizados em muitas aplicações para além da proteção de circuito trifásico simples. A NOJA Power está empenhada em trabalhar com nossos clientes para ajudá-los a implementar esquemas inovadores, tais como o aterramento de falta à terra monofásico, a fim de que eles possam maximizar o potencial de seus ACRs. "

O ACR da série OSM Single Triple compreende três ACRs da série OSM38 / 27/15 (ver "Sobre o ACR Monofásico da NOJA Power") montado em um único suporte. O produto oferece proteção coordenada individual do ACR de cada fase num sistema trifásico montado em uma única plataforma para uma instalação simplificada. O ACR da linha OSM38 apresenta um sistema de voltagem nominal máxima de 38/27/15 kV e uma corrente contínua nominal de 800 A.

Os ACRs da série OSM da NOJA Power são elementos fundamentais de redes inteligentes e fornecem um conjunto abrangente de recursos de automação. A série OSM foi totalmente testada pelo laboratório independente KEMA na Holanda para garantir vida longa e confiabilidade sob as mais severas condições ambientais. Desde a sua introdução, os ACRs da série OSM foram instalados pelas concessionárias em mais de 84 países ao redor do mundo. (Consulte "Sobre a série OSM da NOJA Power" abaixo).

O RC10 é um controle de supervisão e aquisição de dados (SCADA) - controlador que fornece uma sobrecorrente direcional, falta à terra e relé de falta à terra sensível, relé de auto religamento, medição instantânea, registro de eventos, registrador de demanda e unidade terminal remota (UTR) para controle remoto em um único pacote.

A NOJA Power produziu um artigo intitulado " Falta à terra Monofásica; soluções usando religadores para atender às demandas da rede moderna ", que detalha como seus ACRs podem ser usados em sistemas de proteção de falta à terra monofásicos. O artigo está disponível no site da empresa, www.nojapower.com.br.