Controle Remoto e Reporte de Índices da NOJA Power® oferecem uma Análise Incomparável da Rede

Maio 2016
PQS Harmonic Current log

Brisbane, Queensland, Austrália - Maio, 2016 - NOJA Power anuncia hoje uma plataforma simplificada e abrangente para ampliar o índice de comunicação via rede remota com o sistema do controlador RC10 dos religadores NOJA Power. Em uma evolução de relatórios básicos SCADA, a mais recente versão do RC10 permite que os usuários finais adquiram um maior conhecimento sobre os parâmetros de rede, fornecendo assim dados mais eficientes, especializados e personalizados para a otimização da rede.

O Religador Automático (RA) da linha OSM da NOJA Power é constituído de forma integrada, mantendo assim o religador (tanque) e a cabine de controle como um só conjunto, desta forma empregam-se sensores líderes do mercado, capazes de realizar leituras de medidas com alta precisão. Através da implementação opcional pelo acesso de engenharia remoto com o uso do software de Qualidade de Energia, ou PQS, uma das muitas aplicações do modelo RC10, também fornece agora acessibilidade às métricas de rede para acesso remoto visando a obtenção de dados para interrogatório SCADA.

No âmbito global, onde a filosofia que permeia a utilização da rede é o uso otimizado dos ativos de rede, é simples entender o porquê as concessionárias desejam receber tantas informações adicionais dos controladores quanto forem possíveis, tal qual os religadores RC10 da NOJA Power. Considerando os religadores OSM da NOJA Power sendo normalmente instalados em todos os pontos críticos de conexão dentro de uma rede de distribuição, as informações que podem ser disponibilizadas a partir desses controladores é inestimável no processo de tomada de decisão para a operação da rede. Há uma infinidade de indicações disponíveis a partir deste controlador, tais como conteúdo harmônico, o report das métricas de interrupção do sistema*, captação oscilógrafica remota e até mesmo gestão de configurações com design de relatórios personalizados. Substituir os ativos da rede que estão em processo de envelhecimento por soluções usando religadores avançados, tais como a série OSM® da NOJA Power garante um amplo espectro como recompensa, o que nem sempre é imediatamente aparente.

Problemas harmônicos na rede, no passado eram usualmente diagnosticados após uma falha catastrófica. Normalmente, este nível de falha era evidenciado como catastrófico (evidenciado por incêndio / explosão) de transformadores a óleo, os quais eram levados além dos limites devido ao elemento harmônico não monitorado de clientes os quais poluíam as redes. Em análises pós-ocorrência para a aparelhagem destruída não é o método ideal para descobrir um problema de harmônicos, razão pela qual relatórios remotos de harmônicos são hoje em dia um recurso tão útil e solicitado. Hoje, as concessionárias podem usar seus controladores NOJA Power RC10 para monitorar e informar sobre conteúdo harmônico. Com esta infraestrutura de comutação distribuída, particularmente nos pontos de conexão críticas das grandes instalações industriais, as concessionárias podem optar por alarmes ou mesmo desligar os clientes responsáveis por causar tal dano / poluição nas redes de serviços públicos. O religador da linha OSM da NOJA Power permite os usuários para ser proativo, por ativamente enviar informações da rede através de suas funcionalidades inteligentes.

Uma análise mais aprofundada traz maiores benefícios para as concessionárias também na sequência de um evento de falha ou problema de harmônicos relatado. Pontos SCADA tradicionais oferecem apenas pontos binários e analógicos, que indicam qual o elemento de proteção disparou e quanto é a máxima corrente de falta. O que é muito útil no processo de análise é acessar uma captura das formas de onda da corrente e da tensão, estas relacionadas ao período de tempo em torno da ocorrência. O RC10 da NOJA Power apresenta uma oportunidade para os clientes acessarem aos dados de registro de falhas em seus locais de comandos de proteção. Estes dados de oscilografia capturados e armazenados dentro do controlador RC10 do religador, podem ser acessados remotamente por engenheiros, quando logados a uma rede segura. No passado, o acesso a informações como esta envolvia o envio de uma equipe de técnicos para o campo, visando a recuperação de dados sobre as falhas e dados das análises de falhas preliminares. Através da nova capacidade de acesso remoto aos dados do RC10 da NOJA Power, os engenheiros das concessionárias podem de forma segura e rápida, acessar as informações de dados posteriores a uma falha, visando uma análise de falhas mais abrangente.

PQS Harmonic Current log on all three phases

A NOJA Power RC10 apresenta uma oportunidade para os clientes das concessionárias, visando o acesso aos dados de registro de falhas diretamente de sua Central de Comando. Estes dados de oscilografia capturados e armazenados dentro do controlador RC10, podem ser acessado remotamente por engenheiros quando usando uma rede segura. No passado, o acesso a informações como esta envolvia o envio de uma equipe de técnicos para o campo, somente para a obtenção de dados de falhas e das análises de falhas preliminares. Através da nova capacidade de acesso remoto aos dados do controle RC 10 da NOJA Power, os engenheiros das concessionárias podem de forma segura e rápida, realizar o acesso os dados provenientes de qualquer fonte.

Por fim, o mesmo mecanismo de obtenção remota de oscilográfias, pode também ser utilizado para acesso remoto de serviços pelos controladores da rede. Além de fornecer benefícios associados com a recuperação do índice de desempenho detalhado, as concessionárias terão a opção de implementar um sistema de gestão de configurações remoto. Para as concessionárias com atendimento rural, as quais enfrentam o desafio de uma grande área geográfica, os custos operacionais podem ser exorbitantes para modificação e/ou gestão das configurações da alimentação da rede. Somente para alterar uma curva de proteção em um controle de 8 horas de carro, pode resultar em altas contas de alojamento e alimentação dos técnicos para a concessionária, pois estes devem passar a noite em viagens, somente visando adequar seus parâmetros ativos. A economia associada com um acesso seguro e remoto aos equipamentos do sistema de uma rede de distribuição inteligente, supera de longe os desafios associados com a implementação de uma rede segura para configurações e operações remotas.

“As concessionárias criam muitos desafios para construir Smart Grids, estes desafios tratam de obter as informações e dados necessários para que seja possível gerenciar corretamente as Smart Grids ao futuro”, diz Neil O'Sullivan, Diretor Geral da NOJA Power. "Nós continuamos a atender as exigências das concessionárias de energia elétrica, expandindo as funcionalidades do controle de nosso religador, para que possamos fornecer todos os dados desejados no futuro. Nossa visão é que todos as concessionárias de energia elétrica clientes da NOJA Power, no futuro tenham redes privadas baseadas em IP, a qual lhes garanta toda a segurança de uma rede IP e possam se expandir em um grande range de meios de comunicação dentro dessas redes privadas, e assim, conectar-se a todos os seus IEDs e efetuando a troca de dados pela rede, mantendo assim a Smart Grid. Nosso controlador RC10 no futuro provará a capacidade do nosso cliente em apoiar seus trabalhos em Smart Grids."

Desde a primeira aplicação de comutadores eletrônicos em rede, as concessionárias têm abraçado os benefícios do controle remoto SCADA para gerar uma melhoria na confiabilidade interna de sua rede. Esta cultura de adaptar-se a capacidade de gerenciamento remoto e monitoramento dos equipamentos do sistema de rede de distribuição, continua a impulsionar a inovação do espaço de equipamentos de rede. O novo conjunto de acesso remoto para engenharia e recebimento de relatórios do índice de desempenho da rede no controle RC10 da NOJA Power, fornece às concessionárias uma visão ampla e maior controle sobre sua rede. Com o poder de análise e controle incomparáveis fornecido pelo controlador RC10, os engenheiros das concessionárias podem ser proativos no combate à interrupção, ao invés de realizar a análise pós-ocorrências em casos de falha dos equipamentos com alto valor das redes. Abrangente com leitura de harmônicos em tempo real e informações sobre as interrupções, agora é prontamente disponibilizada a estes engenheiros, garantindo assim que os problemas de qualidade de energia não poderão gerar apagões muito caros. Além disso, esse recurso elimina a necessidade dos engenheiros solicitarem dias de trabalho de técnicos de campo em viagens à locais remotos, para obter ou modificar as configurações em campo. O controle e o acesso são fornecidos diretamente aos engenheiros com a maior compreensão do projeto de rede. Através desta evolução do gerenciamento de configurações de controle remoto e relatórios, o RC10 da NOJA Power demonstra por que é claramente o controlador de religador mais avançado disponível hoje no mercado.

*Métricas incluem figuras SAIDI, SAIFI e MAIFI para certeza na coleta.