Cabines de Controle e Comunicação RC10 e RC15 da NOJA Power já disponibilizam a função Check de Sincronismo (Dispositivos ANSI 25 e ANSI 15A)

Nova funcionalidade estende as possíveis aplicações dos produtos da linha OSM da NOJA Power, já mundialmente conhecidos pela sua alta versatilidade em aplicações de proteção, comunicação e automação.

Março, 2016
Figura 1 Diagrama Monofásico de uma rede em anel

Brisbane, Qld, Austrália – Março, 2016 – A NOJA Power anuncia hoje a implementação e o lançamento das funções ANSI 25 Check de Sincronismo e ANSI 25A Auto-Sincronismo para as versões do Firmware 1.15 do relé e do CMS 3.1 destinados aos controles RC10 e RC15.

O sistema moderno de energia elétrica mudou significativamente ao longo das últimas décadas e a tendência é observar este progresso ocorrendo juntamente com os equipamentos da infraestrutura de Média Tensão, incluindo RAs inteligentes, que por sua vez modernizam a infraestrutura. Entre os vários aspectos da rede os quais estão em constante mudança, a topologia é certamente um de grande importância, pois, é esta variável que apresenta às concessionárias de energia elétrica uma série de desafios, quando analisado das perspectivas de proteção e automação.

Enquanto a maioria da rede mundial ainda é radial, a concepção destes está mudando rapidamente para uma rede interligada (anel) com unidades de geração bidirecional, onde fonte e carga nem sempre podem ser determinados de forma permanente. Além disso, a mesma rede pode ter sua configuração alternando entre radial e anel, bem como diferentes topologias em anel através de dispositivos de comutação. Temos exemplos desta nova realidade em larga escala partindo do painel solar de uma casa que injeta energia em fluxo reverso na rede até os grandes parques de geração de energia eólica que fazem o mesmo, porém, em larga escala.

A comutação de uma rede complexa e interligada com diferentes fontes e exige que estas sejam sincronizados entre si para evitar uma falha do sistema. Desde que Nikola Tesla triunfou sobre Thomas Edison, a eletricidade é gerada, transmitida e distribuída como uma forma de onda senoidal caracterizada por amplitude, frequência e fase particulares. Assim, quando ligados por diferentes fontes, é necessário ser conectado com segurança e para isso é necessário que ambas as fontes tenham esses parâmetros sincronizados em uma faixa de diferença aceitável, conforme definido nas normas IEEE C50.12 e IEEE C50.13.

Para atender a esta demanda de proteção e automação a NOJA Power implementou nos modelos RC10 e RC15 a versão de FW 1.15 e atualizou o software CMS para a versão 3.1 visando oferecer o recurso de Check de Sincronismo (Dispositivo 25) que analisa a tensão em todas as buchas, permitindo assim que um comando de fechamento seja executado exclusivamente quando os parâmetros de ambos os lados forem iguais e atenderem as condições de sincronização, em conjunto com o Auto-Sincronismo ( 25A dispositivo), que por sua vez emite o comando de fechamento quando necessário. Ambas as funcionalidades operaram em modos manual e de religamento automático.

Funções de tensão e de semelhanças de velocidade podem ser implementadas através do Software Automação de Smart Grid (SGA), que também é uma das poderosas ferramentas da NOJA Power prontamente disponíveis para os clientes. Além disso, como de costume em produtos de alimentação NOJA, cada funcionalidade é pensada e projetada para operar totalmente alinhada com todas as funcionalidades existentes. Portanto, as funções Check de Sincronismo e Auto-Sincronismo interagirão com todas as outras funções de proteção e automação pertinentes, tais como Restauração Automática (ABR), Religamento Controlado por Tensão (VRC), Bloqueio de Linha Viva (LLLB), Transferência de Carga Automática comatáticar (ACO) e outros.

Para permitir o monitoramento completo, maior interoperabilidade, controle e configuração remota, o lançamento desta nova funcionalidade é acompanhada por uma série de novos itens no logs de eventos, pontos de entrada e saída, pontos lógicos, pontos (digitais e analógicos) para o DNP3 e IEC 61850 e um conjunto completo de parâmetros configuráveis disponíveis no CMS (figura 2). Todos os pontos da base de dados estão completa, também são disponibilizados na aplicação SGA para permitir ao cliente para construir suas próprias funcionalidades.

Figura 2 Parâmetros de Sincronismo sob a Tab “Configurações do Sistema e “Cogeração”

A implementação e lançamento desta nova funcionalidade irá certamente permitir que nossos clientes de concessionárias de energia ampliem o já grande número de aplicações de nossos OSM e RC10 / RC15 produtos. No Brasil, por exemplo, grandes clientes já possuem esta função testada e aprovada e irão implementar esta nova funcionalidade, neste ano centenas de nossos produtos em seus projetos de Smart Grid ", afirma Bruno Kimura, Diretor Geral da NOJA Power Brasil.

A NOJA Power Switchgear especializada em Pesquisa e Desenvolvimento, Conceito, Manufatura, Vendas e Marketing e nos serviços de Montagem em Postes de Média Tensão. Possuímos fábricas na Austrália e no Brasil. Temos também, escritórios nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Chile e China, a NOJA Power tem milhares de dispositivos em serviço em mais de 90 países em todo o mundo e é orgulhosamente reconhecido pela sua qualidade, desempenho em campo, confiabilidade e serviço inigualável.

Para mais informações sobre as funções ANSI 25 e ANSI 25A e / ou qualquer outra solução oferecida por nossos produtos entre em contato com o escritório mais próximo NOJA Power ou distribuidor exclusivo.

Referências1. ANSI /IEEE Standard C37.2 Standard for Electrical Power System Device Function Numbers, Acronyms, and Contact Designations

2. C50.12-2005 - IEEE Standard for Salient-Pole 50 Hz and 60 Hz Synchronous Generators and Generator/Motors for Hydraulic Turbine Applications Rated 5 MVA and Above

3. IEEE C50.13-2005 IEEE Standard for Cylindrical-Rotor 50 Hz and 60 Hz Synchronous Generators Rated 10 MVA and Above