NOJA Power fornece solução de integração SCADA para subestações via fibra ótica para Religadores Automáticos(ARs) OSM15 e controles RC10, permitindo conexão via Wi-Fi para o Software CMS e APP Religador

O uso de fibra ótica para integrar os controles RC10, bem como o uso de conexão wireless garantiram velocidade e confiabilidade de comunicação além possibilitar as ações de configuração e operação mais seguras para os profissionais da AMPLA.

Março 2016
figura 1: a topologia simplificada

figura 1: a topologia simplificada.

A NOJA Power anuncia hoje a conclusão de um projeto que visava fornecer à AMPLA Energia (Grupo ENEL) uma solução de integração que utiliza fibras óticas e sistema de conexão Wi-Fi. Permitindo ao cliente ter total acesso remoto via software SCADA e também localmente, utilizando o Software CMS ou o APP Religador através da rede local via conexão wireless.

A concessionária AMPLA solicitou à NOJA Power que fornecesse uma solução de integração eficiente e confiável envolvendo 9 x OSM15 Religadores Automáticos (religadores ou RAs) com controles RC10, que efetuavam a proteção de alimentadores distintos. Por já ser cliente da NOJA Power há algum tempo a AMPLA possuía os religadores para aplicação em questão e por esta razão o foco deste fornecimento seria nos equipamentos para comunicação, controle e aquisição de dados.

Apesar de o protocolo DNP3 ser utilizado no Brasil praticamente em totalidade - inclusive pela AMPLA, o protocolo solicitado pelo cliente foi o IEC-60870-5-104 para fins de testes nesta subestação especificas. O meio de comunicação utilizado entre os religadores e a concentradora (RTU) foi a fibra ótica. Para esta aplicação foram instalados um conversor de mídia (Ethernet x fibra ótica) em cada um dos nove controles RC10, conectados às suas respectivas portas Ethernet (RJ-45). Tais conversores foram facilmente acomodados no espaço dedicado à comunicação da RC10 e também puderam ser alimentados pela fonte de carga externa de 12VCC existentes na cabine.

Um switch ótico industrial foi instalado na sala de controle da subestação sendo destinado a receber todas as fibras provenientes dos religadores e por fim conectá-los à rede local. Todas as informações da rede trafegam sobre o protocolo TCP/IP e assim, através de roteador todas as informações dos religadores puderam ser disponibilizadas na “nuvem” ficando disponíveis para o cliente por uma conexão confiável. Finalizando a topologia, um Access Point, com alta criptografia de segurança foi instalado no switch ótico, para que dentro da subestação o cliente tenha acesso sem fio aos religadores nela instalados.

Na imagem a seguir podemos conferir a topologia simplificada. (figura 1)

A conexão por fibras óticas além de possibilitar uma comunicação veloz, também garante imunidade eletromagnética em caso de surtos. Além disso, os técnicos podem se conectar na rede local (via cabo ou Wi-Fi) para parametrizar, baixar eventos e comandar os RAs através de um endereço IP configurado em cada dispositivo.

Outra excelente vantagem do Wi-Fi é a utilização do APP Religador, disponível para Android e dispositivos Apple, onde os técnicos podem facilmente se conectar à rede sem fio da subestação e após validarem usuário e senha, são capazes de operar os religadores com seu Smartphone ou Tablet de forma prática, rápida e segura.

“Com a topologia criada o cliente conseguiu ter o monitoramento e controle remoto dos religadores de forma rápida e confiável, pois o uso da fibra ótica garante tais atributos", diz Tarcísio Santos, Gerente de Serviços e Suporte da NOJA Power Brasil. "Além disso, a conexão sem fio do CMS ou APP Religador com os religadores através de laptops, smartphones ou tablets representa um nível elevado de segurança e praticidade para os profissionais em campo”.

“Esta implementação foi muito interessante de ser realizada, pois lidamos com o protocolo IEC-60870-5-104, o qual possui o uso pouco difundido no Brasil” diz Felipe Mori, Técnico do Departamento de Serviços e Suporte da NOJA Power Brasil. “Este trabalho demonstrou a habilidade da NOJA Power em se unir aos engenheiros do projeto visando desenvolver e fornecer soluções customizadas e um suporte diferenciado”

Os RAs da série OSM da NOJA Power são elementos fundamentais das Smart Grids e fornecem um conjunto abrangente de recursos de automação. Tais unidades realizam a medição de Tensão em todas as seis buchas, medição de Corrente em três fases, Proteção Direcional e extensa capacidade de monitoramento da Qualidade de Energia e Registro de Dados. A série OSM passou por exaustivas rotinas de testes de tipo no Laboratório Independente KEMA, na Holanda, visando garantir longa vida de operação e confiabilidade, sob as mais severas condições Ambientais. Desde o seu lançamento, a séria OSM de RAs foram instalados por concessionárias em mais de 84 Países ao redor do mundo. (Consulte "Sobre a série OSM NOJA Power" Abaixo.)

O RC10 vem pronto para Supervisor de Controle e Aquisição de Dados (SCADA), fornece Proteção direcional de Sobrecorrente, Relé de falta à Terra e Falta Sensível à Terra, Relé de Religamento Automático, Medição Instantânea, Registro de Eventos, Registrador de Demanda e Unidade Terminal Remota (RTU), para controle remoto em um único pacote.

Sobre a AMPLA

Ampla Energia e Serviços Ltda. pertencente ao Grupo Enel de distribuição de energia elétrica no Brasil, atendendo cerca de 2,8 milhões de clientes residenciais, comerciais e industriais em 66 municípios do Rio de Janeiro, que representam 73% do território do Estado, com a cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé concentram a maior parte dos clientes da distribuidora, que são, ao todo, sete milhões de pessoas. Nos últimos anos a AMPLA instalou centenas de Religadores Automáticos serie OSM da NOJA Power.

Sobre o religador App

O religador App é um aplicativo de smartphone / tablet que permite a conexão sem fio para os controladores RC10 e RC15 visando permitir a verificação e o controle dos dispositivos de uma forma segura e conveniente. É uma solução inteligente para o campo da eletricidade onde a segurança vem sempre em primeiro lugar.

Sobre IEC 60870-5-101 / 104

IEC 60870-5-101 [IEC101] é um padrão para monitoramento do sistema de energia, controle & comunicações associados para telecontrole, teleproteção e telecomunicação associados para o sistema elétrico de potência. O padrão é adequado para múltiplas configurações como ponto-a-ponto, estrela, muti-pontos etc.

O protocolo IEC 60870-5-104 (IEC 104) é uma extensão da IEC 101 protocolo com as alterações no transporte, rede, da camada física de link & e de serviços para se adequar ao acesso à rede completa. O padrão usa uma interface TCP / IP aberta para a rede para ter conectividade com a LAN (Local Area Network) e routers com facilidade diferente (ISDN, X.25, Frame Relay, etc) pode ser usado para se conectar à WAN (Wide Area Rede). Na camada de aplicação de IEC 104 é preservada mesmo que o da norma IEC 101, com alguns dos tipos de dados e facilidades não utilizados. Há duas camadas de ligação separadas definidos na norma, que é adequado para a transferência de dados através de Ethernet e linha serial (Protocolo PPP - Point-to-Point). Os dados de controle do campo de IEC104 contém vários tipos de mecanismos para um manuseamento eficaz de sincronização de dados da rede.