O Cliente Mais Engenhoso Explorando a inovação dos Clientes da NOJA Power no Desenvolvimento de Aplicações com o uso de Automação de Smart Grid (SGA)

Maio 2016
 SGA Implementação

Por trás do lançamento inovador do software “Automação de Smart Grid” da NOJA Power®, que consta em um CLP baseado em eventos do protocolo IEC61499 inseridos no controle de seu religador, garante assim uma aceitação em larga escala por parte da indústria. Este ambiente de desenvolvimento de aplicações portáteis, tem desbloqueado soluções inovadoras, pensadas pelos engenheiros das concessionárias para os desafios encontrados pelas equipes de campo. Ao garantir que estes talentosos usuários possuam as ferramentas que eles merecem, a missão de alcançar a visão desejada para a sua rede torna-se mais possível, pois, muitas das aplicações de campo atuais foram desenvolvidas e ensaiadas na plataforma SGA da NOJA Power e vem sendo diariamente testadas em aplicações no mundo real. Sempre se esforçando para desenvolver o equipamento de chaveamento de média tensão mais avançado disponível no mercado atual, a NOJA Power celebra as realizações de engenharia que têm sido feitas em campo, por seus parceiros e clientes. Como um incentivo para desenvolver o uso da tecnologia SGA em todas as concessionárias do mundo, a NOJA Power gostaria de compartilhar o desenvolvimento de algumas das aplicações que foram realizadas por usuários altamente qualificados dos Religadores da Série OSM através do Controle RC10 da NOJA Power.

A primeira aplicação foi realizada em uma concessionária Australiana, a qual desejava simplificar a interface para os operadores de suas redes. Depois de embarcar no produto da NOJA Power, esta concessionária ficou surpreendida com a resolução da detecção de tensão e também juntamente com a precisão encontrada para vários níveis de tensão. Na verdade, esse nível de precisão para um dispositivo de chaveamento era tão inesperado que os operadores do sistema SCADA ficaram desconfortáveis com o fato de que, mesmo através de um interruptor aberto, a tensão induzida seria lida na seção desenergizada da linha. Os fenômenos que provocam tal ocorrência são bem compreendidos por nós; como o efeito de campo magnético gerado através do condutor isolado, o qual induz uma tensão no lado desenergizado. Embora tipicamente na ordem de algumas centenas de volts, os operadores não estavam familiarizados em ver este nível de sensibilidade no campo. A fim de proporcionar aos operadores uma leitura de "zero” mais confortável do lado desenergizado do religador, uma aplicação de SGA foi desenvolvida para filtrar esta condição.

A aplicação lê o valor das tensões enviadas através dos sensores embutidos em cada uma das buchas e compara este valor com um limiar setado pelos engenheiros para uma relação de estado "Perda de Alimentação". Caso o valor da bucha seja inferior a este limite de "Perda de Alimentação", um “zero” é então gravado em uma variável personalizada para um ponto de dados análogo. Se o valor de leitura deste ponto for maior que o limite de perda de alimentação, a verdadeira leitura dos sensores será escrita nesta mesma variável personalizada. Este ponto de dados análogo, agora já substituí o ponto escravo de tensão do sensor presente no dispositivo, proporcionando uma variante customizada do ponto analógico tradicional para a detecção de tensão. Esta aplicação elaborada dá à equipe de engenharia o controle para decidir qual nível acarretará em uma perda efetiva do fornecimento, ao mesmo tempo em que melhora a informação que é apresentada aos operadores. Este nível de engenharia se destaca quando os operadores são chamados a tomar rápidas decisões de manobras em situações de emergência, confiando nos dados que são fornecidos a eles de imediato, para que tomem tais decisões de forma mais precisa.

Baseando-se no conceito de adaptação da informação reportada para a integração em um esquema de controle, uma aplicação foi desenvolvida pelos amigos da NOJA Power em outra concessionária ainda na Austrália. Desta vez, o objetivo não era fornecer informações adaptadas apenas para uma localização, mas sim integrar completamente o sistema do Controle RC10 e dos Religadores da Linha OSM® da NOJA Power, em um esquema de automação centralizada. O conceito de automação centralizada do sistema de distribuição não é algo novo neste mundo, mas qualquer engenheiro que tentou implementar um sistema deste tipo pode afirmar o desafio monumental o qual está associado com os usuários lidando com equipamentos de diferentes fornecedores ou marcas em uma única “mascará” de controle. Este desafio é novamente agravado pelo fato de que esta interface do controlador é um sistema de automação, o qual deve ser alimentado com pontos de dados específicos em circunstâncias únicas. Esses pontos de dados não fazem referência às marcas dos fabricantes destes equipamentos - eles estão puramente direcionados nas informações destas saídas.

Esta concessionária em particular obteve tamanho resultado com a implementação do SGA da NOJA que eles têm desenvolvido um conjunto completo para integração de aplicações usando o Controle RC10 da NOJA Power, trabalhando em um esquema de automação centralizada. Ao invés de passar por meses de especificação, desenvolvimento e testes através de empresas terceirizadas, o SGA foi colocado nas mãos altamente capacitadas dos engenheiros de rede para elaborar um mapa de pontos SCADA personalizado para a integração deste esquema. A elegância desta solução é que a aplicação SGA é desenvolvida por engenheiros qualificados e experientes que estão mais próximos do projeto, compreendendo assim, melhor suas exigências. Estas aplicações são desenvolvidas e, em seguida, instaladas nos religadores, onde são executadas em paralelo com as funcionalidades já intrínsecas do relé da NOJA Power. Mesmo com os operadores e equipes de campo preocupados, estes ainda são os mesmos equipamentos os quais eles usaram, acreditaram e confiaram por muitos anos. A única diferença é que agora existe uma página que diz "Aplicação SGA está em execução". No entanto, mesmo que eles estejam preocupados, garantindo que as informações que eles estão recebendo indicam o bom funcionamento do religador, não há necessidade de uma investigação interna deste equipamento. Afinal, estes são interessados somente nas leituras de parâmetros, e quão confiáveis estas são. Ao fornecer acesso somente para o pessoal treinado e isolando o acesso para pessoal não capacitado, A NOJA Power garante uma aplicação que minimiza o risco no campo e proporcionando todo o controle que os engenheiros mais precisam.

O último caso a ser estudado, foi objeto de um comunicado de imprensa anterior, para a integração em um esquema Limitador Rápido de Corrente de Falta a Terra (REFCL). A funcionalidade “REFCL” desenvolvida com o Religador da NOJA Power, permitiu a resolução sem precedentes de medidas de falta à terra, tendo sido esta medida implementada através de um algoritmo de média. Este algoritmo é o principal elemento na sinergia do Religador da Linha OSM da NOJA Power quando possuem esta unidade REFCL, devido ao fato do algoritmo desbloquear a capacidade do controlador em detectar a localização de uma falta de terra em um alimentador. E este algoritmo, também foi construído, testado e instalado através do SGA.

"O SGA foi desenvolvido para capacitar os nossos clientes na plena utilização da capacidade de nossos controles microprocessados e garantir o acesso a todos os pontos do nosso banco de dados, e assim usar a lógica para desenvolver praticamente qualquer funcionalidade que eles necessitarem", diz o Diretor Geral do Grupo NOJA Power Neil O'Sullivan. "Este não é aplicável apenas em um único dispositivo, pois vários dispositivos podem ser construídos em um único algoritmo visando fornecer a verdadeira automação de Smart Grids."

Engenhosidade e inovação são as forças motrizes das redes de concessionárias modernas. Ao equipar os engenheiros destas concessionárias com as ferramentas as quais necessitam para conseguir aquilo que desejam e fornecendo o RC10 da NOJA Power, um dos Controles de Religador mais avançados do mundo, não há limite para o que pode ser alcançado. A NOJA Power deseja celebrar a proeza de engenharia realizada por seus usuários e incentiva o compartilhamento das aplicações desenvolvidas e da compreensão que foi obtida. Ao promover uma cultura de inovação entre os engenheiros das concessionárias, podemos guiar as redes de distribuição modernas, obtendo assim um desempenho ideal em uma era onde a eficiência e o sistema de controle dinâmico são fundamentais.