Unidade de painel remoto IHM da NOJA Power aumenta a segurança de funcionários e simplifica o controle de múltiplos ACRs

A NOJA Power, em colaboração com a EMR Switchboards, introduz a Unidade de Painel Remoto IHM personalizado para operação remota dos Religadores Automáticos, eliminando a necessidade de entrada de funcionários nas instalações de chaveamento perigosas.

maio 2016
Unidade de Painel Remoto Customizado IHM da NOJA Power

Unidade de Painel Remoto Customizado IHM da NOJA Power.

Brisbane, Queensland, Austrália - maio de 2016 - A NOJA Power anuncia hoje que, com a colaboração da Northgate e da EMR Switchboards (Qld-Austrália), introduziu um painel de Interface Homem Máquina (IHM) para controle remoto dos Religadores Automáticos (ACR ou "auto religador") da sua série OSM.

A Unidade de Painel Remoto IHM pode ser personalizada para atender às necessidades específicas do usuário e emprega um número de IHMs da NOJA Power - idênticos aos utilizados no controle RC10 dos ACRs da série OSM e cabines de comunicação - montado em um painel, imitando a topologia da instalação de chaveamento. O painel é fechado em um armário de aço IP66 - apropriado para a montagem interior ou exterior - que também abriga um modem de fibra óptica e uma fonte de alimentação.

Tradicionalmente, os técnicos operam um ACR da NOJA Power diretamente do IHM na cabine RC10, que está localizada a 21 metros da unidade. Permitindo aos funcionários a estreita proximidade com os cabos de média tensão e ACRs, que podem ser perigosos. Além disso, em uma instalação de chaveamento com vários ACRs idênticos é possível confundir um dispositivo com outro e implementar um procedimento de chaveamento incorreto.

A Unidade de Painel Remoto IHM reduz o risco aos funcionários, pois permite que os técnicos operem os ACRs sem entrarem em uma instalação de chaveamento perigosa. A unidade é montada há centenas de metros dos ACRs, isolando os técnicos dos cabos de média tensão e equipamentos de chaveamento, permitindo-lhes trabalhar em uma instalação fechada e centralizada protegida do tempo (o que é particularmente importante em situações de emergência quando os funcionários ficam no local por muitas horas). Além disso, o controle centralizado de múltiplos ACRs em um local fechado facilita e agiliza para que os técnicos possam fazer anotações, operar um computador ou acessar a rede de informação.

A primeira instalação da Unidade de Painel Remoto IHM está em uma instalação de chaveamento situada em uma mina de carvão em Queensland, Austrália. A unidade personalizada foi projetada e construída pela EMR Switchboards, utilizando principalmente os componentes da NOJA Power. Abrigando oito IHMs para controlar os ACRs Trifásicos OSM38 da instalação de chaveamento (ver "Sobre o Religagor Trifásico OSM38 da NOJA Power" abaixo), a Unidade de Painel Remoto IHM se conecta a cada ACR através de um cabo de fibra óptica e dois modems de fibra.

Os técnicos são capazes de interrogar, configurar e operar cada ACR da Unidade de Painel Remoto IHM exatamente da mesma forma como fariam ao usar a IHM na cabine RC10. No entanto, o processo pode ser concluído mais rapidamente ao invés de se deslocarem até um único ACR, e o painel sinóptico da unidade faz com que seja mais fácil obter uma visão geral sobre o estado de cada ACR e confirmar que o procedimento de chaveamento tenha sido efetuado corretamente. A IHM no cubículo RC10 pode ser usada como uma alternativa à Unidade de Painel Remoto IHM em caso de falha do painel.

"Uma instalação de chaveamento é um lugar perigoso", explica Neil O'Sullivan, Diretor-Geral da NOJA Power. "Além disso, cada parte de uma instalação tem a mesma aparência por isso é possível que os funcionários fiquem confusos sobre onde estão e quais religadores automáticos foram chaveados. ”

"Estamos constantemente a trabalhar com nossos clientes para melhorar a segurança, e a Unidade de Painel Remoto IHM é o mais recente de uma linha de produtos que fazem exatamente isso. O painel aborda questões de risco ao permitir que os técnicos operem os religadores automáticos a uma distância segura enquanto eles obtêm uma visão geral da situação de todas as unidades -, assim, de forma rápida aplicam e confirmam a correta sequência de chaveamento ".

A Unidade de Painel Remoto IHM complementa a Unidade de Painel Remoto Duplo IHM da NOJA Power, destinada para uso interno de uma sala de controle de subestação. A Unidade de Painel Remoto Duplo IHM é adequado para o rack de montagem de 19” e também permite que os engenheiros configurem e controlem os ACRs ou acessem informações de desempenho de rede de um ambiente seguro e confortável.