Sem SCADA? Sem Problema - Como alcançar o controle remoto e o monitoramento das redes de distribuição

Os benefícios da implementação de um sistema SCADA em redes de distribuição estão bem documentados, mas, infelizmente, para as concessionárias pequenas e municipais o custo inicial é simplesmente elevado demais. Manter a sua rede sob controle costumava significar um exercício dispendioso na implantação de um sistema abrangente SCADA, mas na rede de distribuição moderna existe uma alternativa. Os religadores automáticos controlados RC10 da NOJA Power estão implantados em mais de 85 países atualmente, e este controlador fornece uma opção separada para controle remoto e operação – o aplicativo NOJA Power Mobile.

Setembro 2017
Operação remota do Religador Automático de NOJA Power usando o Aplicativo NOJA Power Mobile

Pequenas concessionárias possuem pequenas equipes qualificadas. Essas pessoas frequentemente têm acesso à maioria dos recursos da rede, pois geralmente são confiados como curadores de sua rede. E se o engenheiro principal de uma concessionária tiver acesso imediato a todo o seu equipamento remotamente? Uma pessoa nesta posição já detém o controle e a responsabilidade pelo desempenho de sua rede, e o acesso móvel através de uma conexão segura lhes permite realizar melhor seu trabalho.

Ao implantar comunicações IP fixas nos controladores NOJA Power RC10 ou RC15, pequenas concessionárias podem colocar seus Dispositivos de Rede Inteligentes em uma Rede Privada Virtual segura. Dispositivos móveis e laptops autorizados também podem fornecer acesso seguro a esta rede, fornecendo uma conexão de dados segura entre o controle (engenheiros principais PC e dispositivos móveis) e os ativos da rede inteligente. Não há necessidade de um sistema de controle SCADA caro para um distribuidor de eletricidade para ter uma visão de seus recursos de rede, através do acesso à engenharia remota e do Aplicativo do Religador da NOJA Power, as concessionárias estão de olho no que pode ajudar na descoberta de falhas, no rechaveamento e na restauração do fornecimento.

Os engenheiros que têm acesso a esta VPN têm duas opções de controle e monitoramento. Eles podem optar por usar o pacote padrão de controle e gerenciamento de software da NOJA Power, entretanto mais comumente os engenheiros das concessionárias estão optando por usar o aplicativo NOJA Power Mobile. O aplicativo é essencialmente o CMS otimizado para operações, que se encaixa perfeitamente na palma da sua mão. Uma vez que o dispositivo móvel tenha acesso à VPN, juntamente com os requisitos de senha, os engenheiros recebem a mesma interface que é apresentada no HMI do controlador RC10 ou RC15. É como se o engenheiro tivesse se deslocado ao local físico para inspecionar o equipamento, mas eles podem realizar este trabalho da segurança de seu próprio veículo, escritório ou mesmo sua própria sala de estar. Para um engenheiro que já tenha autorização de segurança para realizar todo esse trabalho atualmente, fornecer o acesso "on-call" deve ser uma ferramenta padrão disponível às concessionárias.

Além disso, o controlador de religador RC15 da NOJA Power é, na verdade, fornecido com um modem 4G / 3G já instalado. Para esta instalação, faz-se necessário um cartão SIM com IP fixo e uma rede - o monitoramento e controle remoto são imediatos para usuários autorizados. Simplicidade é uma grande aliada da segurança, e com esta topologia de rede, as concessionárias podem alcançar o controle de rede necessário por um investimento muito menor.

A NOJA Power patrocinou testes desta capacidade em todo o mundo, desde os Estados Unidos da América até a Turquia e as ilhas do Pacífico. Os benefícios de segurança ao usar um aplicativo móvel para controle de dispositivos são imediatamente evidentes, e até os proprietários do equipamento NOJA Power estão aproveitando a capacidade Wi-Fi no controlador RC15 para usar o aplicativo móvel na base do poste. Qualquer oportunidade de impedir que os operadores se machuquem, usando técnicas de comunicação seguras, é um investimento que vale a pena.

O diretor administrativo do NOJA Power Group, Neil O'Sullivan, relata: "A maioria dos nossos clientes utiliza smartphones e aplicativos em aspectos de suas vidas. A NOJA Power lançou a primeira geração do nosso aplicativo do religador em 2012 e atualmente o aperfeiçoou para torná-lo uma ferramenta essencial para muitos dos nossos clientes. Pode ser baixado gratuitamente nas lojas Apple ou Google App. "

A NOJA Power dedica-se a disponibilizar a mais recente tecnologia de distribuição segura para todos, em todos os lugares. Com o uso do aplicativo NOJA Power Mobile e do CMS Remote, mesmo as menores concessionárias podem atingir seus objetivos de controle remoto e monitoramento de sua rede. Já não é necessário que a concessionária comprometa um grande projeto de investimento de capital para alcançar visibilidade em sua rede - uma VPN simples com alguns SIMs de IPs fixos e engenheiros poderiam estar operando sua rede de sua cama. Com múltiplas tentativas bem-sucedidas em todo o mundo, a NOJA Power espera ajudá-lo a atingir seus objetivos de controle de rede.