Quão Melhor é um RC15?

Comparando as Gerações dos Controladores do Religador da NOJA Power

Fevereiro 2018

No que diz respeito à implantação do Religador NOJA Power no campo, ao longo dos anos, houve algumas opções de controlador. Do RC01 original, até o moderno controlador RC15, a NOJA Power tem trabalhado arduamente para equipar as concessionárias com as ferramentas de que necessitam para alcançar redes confiáveis. Com o recente lançamento do RC15 compatível com o Legacy, mesmo o histórico OSM 200 com o controlador RC01 pode ser atualizado para o dispositivo RC15 mais recente. Alguns controladores do religador RC01 têm estado em serviço por 15 anos, e pode ser hora de avaliar quais os benefícios que sua empresa pode adquirir, ao realizar a atualização. Está tudo bem quando dizemos "uma atualização", mas quanto de uma atualização estamos falando?

A tabela abaixo mostra, em termos breves, qual a funcionalidade que foi atualizada. Em retrospectiva, a NOJA Power está bem na sua segunda década de desenvolvimento de tecnologia - não é nenhuma surpresa que há uma melhoria na capacidade. As adições se referem a um crescimento em um produto que evoluiu ao longo do tempo para atender aos requisitos das concessionárias.

Desde o início, a NOJA Power se concentrou em colaborar com as concessionárias em orientação do Processo de P & D, identificando os desafios que os engenheiros enfrentam todos os dias e soluções de engenharia para abordá-los. Localizador de Falta, Co-Geração, IEC 61850 e Secure DNP3 são apenas algumas das últimas funções desenvolvidas em resposta aos requisitos de campo.

O lançamento do kit OSM 200-RC15, compatível com o Legacy, trouxe a mais recente funcionalidade de proteção e controle ao alcance dos dispositivos NOJA Power mais antigos em funcionamento. Se você possui um Religador NOJA Power RC01 controlado, agora você possui um caminho de atualização para implementar o mais recente na tecnologia em Controlador do Religador.

Um dos maiores desafios resolvidos por uma atualização do RC15 é manter a precisão de estampa de tempo em toda a rede, independentemente do SCADA ou da confiabilidade das comunicações. O controlador RC15 fornece aos usuários finais um GPS incorporado, e precisão de estampa de tempo ao nível de microssegundo. Uma vez que a sincronização de tempo está ligada diretamente ao GPS em vez de um comando SCADA, as concessionárias podem ter certeza de que seus dispositivos estarão sempre sincronizados.

Funcionalidade

RC01

RC10-OSM200

RC15-OSM200

Proteção Direcional de Falta à Terra e Sobre corrente

Falta à Terra Sensitiva e Direcional

Proteção Direcional de Sequência de Fase Negativa

Resposta Dinâmica de Mudança Direcional

Proteção de Tempo Inverso

Curvas Definidas com 32 Coordenadas Tempo x Corrente

Elementos Instantâneos High Set

Restrição de Inrush

Pickup de Carga Fria

Sobrecorrente de Linha Viva

Permite Fechamento LL

Sobretensão de Fase (OV1)

Sobretensão Line-to-Line (OV2)

Sobretensão de Deslocamento Neutro (OV3)

Sobretensão de Sequência Negativa (OV4)

Subtensão de Fase (UV1)

Subtensão Line-to-Line (UV2)

Subtensão de Perda de Fornecimento (UV3)

Tensão Sag (Uv4Sag)

Detector de Perda de Fornecimento

Proteção de Sob Frequência

Proteção de Sobre Frequência

Proteção contra Deslocamento de Neutro (59N)

Proteção de Admitância (21Yn)

Proteção de Condutor Quebrado (46BC)

Check de Sincronismo  (25)

Sincronismo Automático (25A)

Localizador de Falha (21FL)

Bloqueador de Carga Viva

Proteção de Harmônicos

Restauração Automática

Modo de Religamento de Perda de Fornecimento

Transferência Automática

Seccionador

Bloqueio de Alarme

Avanço de Sequência

Lógica Programável Avançada

Protocolo DNP3

Autenticação de Segurança DNP3

Protocolo IEC  60870-5-101

Protocolo IEC  60870-5-104

Protocolo 2179

Protocolo IEC 61850 ( Editor e assinante GOOSE, MMS)

Protocolo IEC 61499 (Smart Grid Automation)

Qualidade da Energia

Configuração de Chave Rápida de Painel Variável Configuration

Modem de Rede Celular (2G, 3G e 4G)

Conectividade sem fio Wi-Fi

Sistema de Posicionamento Global (GPS)

"Muitos de nossos clientes de energia elétrica hoje nos dizem que esperam que seus tanques de disjuntores dos religadores ofereçam uma vida útil de 30 anos, mas eles fazem um orçamento para atualizar o controle eletrônico três vezes ao longo da vida dos seus disjuntores de religadores", relata o Diretor Neil O'Sullivan. "Essas atualizações são para permitir que eles acompanhem as mudanças tecnológicas na proteção do sistema, nas comunicações e na segurança. O caminho de atualização RC para o disjuntor de religador atende a essa expectativa do cliente ".

Se quiser saber mais, contate seu Distribuidor local da NOJA Power ou acesse www.nojapower.com.br

Por Martin van der Linde – Gerente de Marketing da NOJA Power