A NOJA Power lança algoritmo de Falta à Terra Cosᵩ para seus Religadores

Fornecendo Seletividade de Proteção SEF para Faltas de Alta Impedância e Redes com Neutro Compensado

março 2019
A NOJA Power lança algoritmo de Falta à Terra Cosᵩ para seus Religadores

Impulsionada pela demanda da rede por maior precisão na detecção direcional de faltas de alta impedância, a NOJA Power lançou uma atualização para o firmware do controle dos religadores, introduzindo um algoritmo Cos φ opcional em seu conjunto existente de proteção de falta à terra.

O sistema dos religadores OSM da NOJA Power com controle RC já possui a maior resolução de SEF, sendo o mínimo pickup de 200mA para a proteção, mas a inclusão do algoritmo Cos φ fornece maior precisão em redes neutro compensadas com relação à proteção direcional.

Figura 1 – Exemplo de região operacional para Cos φ operando a 75º

Tendências emergentes na proteção de distribuição exigem seletividade efetiva na proteção de falta à terra, e com requisitos legislativos para essa proteção com impedâncias de até 25kΩ, o algoritmo de falta à terra Cos φ no controle NOJA Power RC10 / 15 fornece aos engenheiros a capacidade de atingir essas metas de desempenho.

Figura 2 - Exemplo de ajuste do limite de detecção para precisão de proteção direcional

A implementação do algoritmo Cos φ é reforçada por uma atualização na seleção de faixas de operação para os ângulos característicos do relé na proteção direcional. Ao melhorar a precisão da faixa de operação para um relé direcional, o Religador OSM NOJA Power permite que os engenheiros minimizem o risco de disparo falso do SEF sob condições de falha de alta impedância.

“Com o crescente foco na segurança de redes e redução de incêndios florestais, vemos um número crescente de clientes mudando para redes com neutro compensado e o algoritmo de falta à terra COS φ é uma resposta à demanda de nossos clientes por maior seletividade em faltas de alta impedância”, relata o Diretor do Grupo NOJA Power, Neil O'Sullivan.

Disponível como atualização complementar de firmware para os usuários dos sistemas de controle NOJA Power RC10 e RC15, o algoritmo de proteção Cos φ oferece uma resposta limpa aos desafios emergentes de lidar com correntes de falta baixas e elevados componentes capacitivos.

Para usuários do controle RC01, a NOJA Power também oferece um caminho de atualização para conectar um novo controle RC10 ou RC15 aos equipamentos da série 200, fornecendo novas funcionalidades, como a capacidade aprimorada de SEF para antigas aplicações do religador OSM.

Para mais informações sobre como obter proteção direcional com o sistema de religadores OSM da NOJA Power, visite www.nojapower.com.br ou entre em contato com seu distribuidor local NOJA Power.