Redução de risco de incêndio em redes de distribuição aéreas

Dezembro 2019
Instalação do Religador OSM da NOJA Power

As linhas aéreas de distribuição de eletricidade são comumente utilizadas para simplificar, facilitar a manutenção e economia, mas seu design também traz mais risco de incêndio do que suas contrapartes subterrâneas. O design dessa rede foi implantado em todo o mundo, e desenvolvimentos recentes em literatura e tecnologia permitiram que as concessionárias reduzissem seu risco de incêndio enquanto aproveitavam os benefícios de uma topologia de rede aérea.

De acordo com os resultados da pesquisa após os incêndios florestais de 2009 na Austrália, agora há pesquisas publicadas indicando que religadores capazes de detectar uma Falta à Terra Sensível de 500mA reduziriam o risco de incêndio em 80% [1].

Instalação do Religador OSM da NOJA Power

Atingir uma estratégia de redução de incêndio confiável e prática para redes de distribuição aérea é o resultado de uma política abrangente de diminuição de incêndios florestais. As concessionárias preparam-se para esses desafios desenvolvendo uma política estratégica delineando os principais riscos e contramedidas a serem implementadas pelo operador. Uma política típica abrange questões e conceitos fundamentais, como:

• Gerenciamento da política de Religadores e Disjuntores
  • Controle de configurações de dispositivos de campo com comunicações
  • Implementação de esquemas de proteção para detectar falhas de alta impedância
  • Gerenciamento de automação de rede durante variações de configuração

Na Austrália, o perfil anual de risco de incêndio para áreas populosas aumenta durante o período seco do verão na metade sul do continente. A vasta área geográfica e a escassa população tornaram as redes aéreas a única solução prática. Essa topologia de rede também exigiu o desenvolvimento da tecnologia de redução de incêndios florestais em equipamentos de rede para lidar com o risco de incêndio. A forma mais comum de equipamento de proteção de distribuição é o Religador Automático, tornando o desenvolvimento da tecnologia um passo natural.

A NOJA Power fez uma parceria com as empresas australianas para desenvolver a tecnologia de redução de incêndios florestais para atender a esse requisito. Esta tecnologia foi implantada em larga escala desde o ocorrido em 2009, proporcionando diminuição de risco pragmática com benefícios mensuráveis.

Através deste desenvolvimento tecnológico, o Religador OSM da NOJA Power possui uma resolução e precisão de sensor líderes na sua classe, garantindo um nível mínimo de detecção de faltas à terra de 200mA. Essa sensibilidade sem precedentes permite que as concessionárias reduzam o risco de incêndio em vários cenários.

“Um dos maiores desafios para as concessionárias de eletricidade em todo o mundo é o risco de a rede causar incêndios”, diz o diretor do Grupo NOJA Power, Neil O'Sullivan. "Os sistemas de proteção estão se tornando cada vez mais avançados, permitindo que o risco seja significativamente reduzido usando essas soluções avançadas de proteção."

Para mais detalhes sobre a estratégia de redução de incêndios florestais, você pode ler o artigo completo aqui ou entrar em contato com o distribuidor local da NOJA Power. A NOJA Power está comprometida em desenvolver a funcionalidade de proteção líder mundial para manter a energia segura e confiável para o mundo.