Comunicado de Imprensa outubro 2020

Por que os testes de descargas parciais de rotina são essenciais para novos equipamentos elétricos

Teste de Descarga Parcial - Essencial para Conjuntos de Manobra Dielétricos Sólidos

A melhora do desempenho dos equipamentos de distribuição e o aumento de sua vida útil são fatores de fundamental importância para a equipe de gestão de ativos em uma companhia de distribuição. Com a maioria dos projetos da empresa baseados no orçamento de capital, a garantia de que um equipamento funcionará plenamente durante toda sua vida útil é essencial para a lucratividade de um ativo da rede. Para verificar a adequação da vida útil de um equipamento, existe uma única métrica de teste a ser verificada no recebimento do equipamento de capital de distribuição elétrica: A descarga parcial.

Em qualquer equipamento de distribuição, a integridade do isolamento e a constituição do produto são fundamentais para a confiabilidade de sua vida útil. Equipamentos adequadamente projetados e corretamente montados devem, normalmente, apresentar uma descarga parcial muito baixa, normalmente abaixo de 10pC (pico coulombs) na tensão de frequência de energia.

A descarga parcial é o resultado de uma falha de isolamento localizada, que ocorre dentro de um equipamento, normalmente no ponto do pico de tensão nos pontos positivos e negativos da onda senoidal de alimentação. Essas descargas parciais ocorrem quando os estresses do campo elétrico excedem a constante de ruptura dielétrica local e tratam-se de dissipações momentâneas de energia na forma de calor, luz e som. Mais comumente, essas descargas parciais ocorrem ao redor de impurezas ou em vácuos que podem ser acidentalmente incluídos na fabricação dos conjuntos de manobra e equipamentos, e esses pontos de menor rigidez dielétrica acarretam em descarga parcial.

Enquanto normalmente ocorrem somente nos picos de tensão na onda senoidal de frequência de energia, com o tempo, a energia de descarga parcial degrada fisicamente o sistema de isolamento. À medida que as descargas continuam, as tensões iniciais de descarga parcial se aproximam cada vez mais do ponto de cruzamento de tensão zero. Quando isso ocorre, a descarga parcial torna-se um arco de sustentação, comumente levando a uma falha do isolamento elétrico e explosão.

Descarga Parcial detectada usando um Instrumento de Medição de Descarga Parcial ICM Compact. Observe o início próximo ao cruzamento zero, indicando que o objeto de teste, neste caso, está próximo da falha total do isolamento.

Para conjuntos de distribuição, transformadores ou qualquer outro ativo de rede, a possibilidade de uma falha catastrófica do equipamento pode ser evitada por meio da verificação dos níveis de descargas parciais, que devem sempre permanecer dentro dos limites seguros. O isolamento dielétrico sólido é um material altamente confiável e de alto desempenho utilizado na fabricação de conjuntos de manobra, mas todos esses benefícios podem ser anulados caso o fabricante não teste e verifique a descarga parcial de seus produtos.

A divisão de Conjuntos de Manobra da NOJA Power considera essencial que cada um dos religadores e transformadores de tensão produzidos tenham sua descarga parcial testada, não sendo permitida a liberação de produtos com descarga superior a 10pC. Esse teste de rotina fornece ao fabricante a garantia de que o Religador OSM da NOJA Power apresentará uma vida útil de 30 anos, funcionando de forma segura.

“A descarga parcial, principalmente em sistemas de isolamento dielétrico sólido, pode causar a pane do sistema de isolamento ao longo do tempo e, portanto, a aplicação de testes de rotina de descarga parcial em cada unidade é essencial durante o processo de fabricação”, afirma o Diretor Administrativo do Grupo NOJA Power, Neil O’Sullivan. “Garantimos que nossos produtos sejam enviados com menos de 10pC de descarga parcial, podendo ser efetivamente considerados como livres de descarga parcial.”

Para saber mais sobre a gama de conjuntos de manobra de média tensão, controladores de religadores e disjuntores de proteção de redes subterrâneas da NOJA Power, visite www.nojapower.com.br ou entre em contato com seu distribuidor NOJA Power local.