NOJA Power

Publicado 03/2016

ACR-38kV e chave de aterramento da NOJA Power em quiosque de solo fornece solução eficaz para conexão de geração distribuída

Two Portable Skid Mounted Custom Ground Mount Kiosk with Earth Switch, one closed and one open showing the OSM Recloser
Solução integrada oferece alternativa às caras infraestrutura para conexão de fontes de energia renováveis, geradores móveis e outras formas de geração distribuída à rede, com benefícios extras de proteção, monitoramento de qualidade de energia e registro de dados.

A NOJA Power anuncia hoje o lançamento do quiosque de solo 38kV, uma solução de conexão de geração distribuída à rede baseada na customização da versão padrão do quiosque de solo da empresa. O produto inclui um ACR OSM38 da NOJA Power (religador automático), uma cabine de controle e comunicação RC10 e uma chave de aterramento, tudo abrigado em um quiosque de solo à prova de vandalismo, fabricado em aço inox 304 e acabado com pintura eletrostática na cor cinza e acabamento ondulado.

Como iniciativas ambientais governamentais encorajam às concessionárias a deixarem os modelos de geração centralizada, baseadas em grandes estações de combustíveis fósseis, e adotarem um modelo distribuído de redes inteligentes – redes de distribuição de eletricidade computadorizadas – a conexão de geração distribuída está se tornando cada vez mais comum.

O quiosque de solo 38kV fornece uma alternativa de baixo custo para conexão de geração distribuída de baixa capacidade quando comparado à outras opções como, por exemplo, caras infraestruturas de subestações – desde que os níveis de falta estejam abaixo da capacidade máxima do OSM38. O quiosque de solo 38kV não apenas fornece chaveamento, proteção bidirecional e controle e comunicação, mas também realiza medição de tensão, medição de corrente nas três fases e extensas funcionalidades de qualidade de energia e registro de dados.

O quiosque de solo abriga um ACR OSM38 – dispositivo de tensão máxima 38kV, 800A de corrente contínua e 12,5kA de capacidade de interrupção – uma cabine de controle e comunicação RC10 e uma chave de aterramento. Também há espaço interno suficiente para abrigar equipamentos adicionai para automação da distribuição visando a atender exigências de customização de soluções integradas.

Two custom Ground Mount Kiosks, one open with mechanical (rack-and-pinion) interlock between the ACR and earth switch and the other showing RC Controller
GMK NOJA Power

Chaves de aterramentos são uma exigência de segurança para geração distribuída com alimentador único, para assegurar que a linha esteja desenergizada antes e um trabalho de manutenção. Para segurança adicional, o quiosque de solo 38kV incorpora um inter-travamento mecânico entre o ACR e a chave de aterramento para assegurar uma operação automática confiável da chave durante a isolação da linha.

“Clientes de todos os cantos do mundo estão progressivamente procurando solução integradas da NOJA Power para permitir a conexão de geração distribuída às redes existentes”, diz Neil O´Sullivan, Diretor Geral da NOJA Power. “A série OSM de religadores automáticos é uma resposta comprovada para o chaveamento e proteção e, com o quiosque de solo 38k, o time de engenheiros da NOJA Power embutiram essa funcionalidade para projetar uma solução eficiente e robusta que atenda à demanda do cliente. Ainda melhor, por ter incorporado uma chave de aterramento, os engenheiros da empresa ajudaram a fazer da manutenção uma tarefa mais rápida e segura, reduzindo ainda mais os custos dos clientes”.

A linha OSM de ACRs da NOJA Power é elemento fundamental das redes inteligentes e fornece uma extensa lista de funcionalidades de automação. Os dispositivos realizam medição de tensão em todas as seis buchas, medição de corrente nas três fases, proteção bidirecional e extensa capacidade de qualidade de energia e registro de dados. A linha OSM foi completamente testada pelo laboratório independente KEMA, na Holanda, para assegurar a mais alta confiabilidade e longa vida útil sob as condições ambientais mais severas. Desde sua introdução, a linha OSM de ACRs já foi instalada em mais de 84 países ao redor do mundo.

O RC10 é um controle pronto para sistemas de supervisão e controle remoto (SCADA) que fornece relés de sobrecorrente direcional, falta a terra e sensível de terra, autoreligamento, medição instantânea, registro e eventos, registro de demanda e unidade terminal remota (UTR) para controle remoto, em um único pacote.

Quer manter-se atualizado sobre a Tecnologia de Distribuição Energia?

Inscreva-se na nossa lista para um boletim técnico semanal gratuito, pois compartilhamos nossa experiência em Engenharia Elétrica Global diretamente em sua caixa de entrada