NOJA Power

Publicado 07/2016

A NOJA Power disponibiliza painéis IHM customizados para atender as funcionalidades de Secionador e Chave de Interrupção em Carga do Controle RC10

Fornecendo Clareza aos Operadores de Campo do Controle de Religador mais Avançado do mundo.

A NOJA Power anuncia hoje a sua Interface Homem Máquina (IHM) customizada para o controle revolucionário RC10. Este controle permite ao religador OSM fazer o papel de diversas aplicações de interrupção, tais como Seccionador, Religador e Chave de Interrupção em Carga, Criado como resposta às exigências das concessionárias sobre clareza a respeito do modo de operação de equipamentos de interrupção para os operadores de campo, o painel IHM customizado do controle RC10 da NOJA Power permite aos operadores de campo identificar e interagir com o controle de forma eficaz. Ao desenvolver painéis IHM customizados, a NOJA Power permite que as concessionárias criem seus próprios painéis, visando atender as diferentes necessidades de controle presentes no campo.

Os modelos de padronização dos equipamentos das concessionárias são baseados ao redor de conceitos de categorização por comportamento de equipamentos específicos. Por exemplo, uma chave de interrupção em carga tradicional atua como apenas uma chave de carga, independente do cenário, instalação ou até mesmo fabricante. Com o advento de equipamentos híbridos como o religador OSM da NOJA Power, é razoável entender que o controle, ao atuar com diversos modos de operação, representasse um desafio aos operadores. Fundamentalmente, os operadores de linha das concessionárias devem reter a capacidade de facilmente identificar, diferenciar e operar equipamentos que desempenham diferentes funções na rede, mesmo quando tais equipamentos parecem idênticos por fora.

Teclas de Atalho do IHM da NOJA Power

A solução para essa situação é a implementação de layouts de tecla customizados para o IHM da NOJA Power, selecionáveis como uma opção de configuração do painel. As membranas correspondentes também estão disponíveis para que a configuração das teclas seja corretamente exibida aos operadores. A natureza modular do RC10 também implica que painéis IHM possam ser trocados entre controles para que a interface do operador possa permanecer congruente com a configuração e aplicação desejada do equipamento. Desenvolvido para apresentar uma interface intuitiva aos operadores, essas membranas customizadas permitem aos usuários definirem de forma clara o propósito de qualquer instalação. Este nível de simplicidade aumenta a segurança dos operadores. Até o idioma do painel pode ser customizado para espanhol, português ou inglês.

Sectionaliser HMI for Configuration
IHM de Seccionador para Configuração 6

Atualmente, há seis layouts diferentes para o teclado do painel RC10 da NOJA Power, todos disponíveis em inglês, espanhol e português. Quatro desses estão associados com operações típicas de religador, com diferentes teclas de automação apresentadas como atalhos aos operadores. A quinta opção é uma variante para a operação Single Triple (operação trifásica independente) do religador NOJA Power, e finalmente a sexta configuração que apresenta variáveis lógicas como teclas de atalho do painel. Estas variáveis podem ser configuradas para controlar qualquer função do religador NOJA Power. As operações lógicas desses pontos variáveis podem ser travadas no controle e protegidas de qualquer edição acidental durante a operação.

“Nem todos os clientes do mundo querem as mesmas funcionalidades apresentadas aos operadores em seus painéis de controle”, diz Neil O´Sullivan, Diretor Geral do Grupo NOJA Power. “A habilidade de se configurar painéis diferentes para clientes diferentes e em idiomas diferentes enquanto mantem-se o mesmo produto foi atingida ao permitir aos clientes a configuração das funcionalidades do painel conforme desejam”.

As concessionárias ao redor do mundo estão se capitalizando com equipamentos híbridos como os religadores da NOJA Power. Há economias significativas a serem feitas em inventário, treinamento e manutenção dos equipamentos de campo quando um único equipamento pode cobrir diferentes aplicações. Os papéis de religamento, seccionalização e interrupção em carga são facilmente cumpridos pelo mesmo religador OSM da NOJA Power, com a resposta sendo configurada pelos ajustes dentro do controle. Estes ajustes podem ser facilmente editados por usuários em uma sala de controle ou no campo. Este nível de variabilidade é uma excelente vantagem para dispositivos de controle remoto, alterando modos de operação dependendo das necessidades de chaveamento ou reconfigurando alimentadores para responder à rápidas alterações em seletividade. O fornecimento de um equipamento que resolve múltiplas aplicações apresenta desafios únicos aos operadores de campo, já que o propósito pretendido de qualquer instalação pode não ser imediatamente aparente assim que a porta do controle do religador for aberta.

O controle RC10 da NOJA Power é um dos mais avançados disponíveis atualmente. Com uma impressionante lista de funcionalidades de proteção e automação disponível em um único controle de religador, a simplicidade da interface com usuário se torna mais importante do que nunca. A opção padrão do IHM da NOJA Power permite às concessionárias adaptar suas interfaces de usuário para atender suas exigências únicas no campo. Isto permite que as concessionárias se capitalizem sobre as economias associadas com a implementação de equipamentos híbridos a fim de trazer soluções às suas necessidades de chaveamento, tudo sem comprometer a segurança do usuário através da clara definição do propósito de qualquer instalação.

Quer manter-se atualizado sobre a Tecnologia de Distribuição Energia?

Inscreva-se na nossa lista para um boletim técnico semanal gratuito, pois compartilhamos nossa experiência em Engenharia Elétrica Global diretamente em sua caixa de entrada