Publicado 11/2016

Por que o Acesso Remoto de Engenharia Vai Melhorar Seu Desempenho

Concessionária Australina TasNetworks implementa com êxito o acesso remoto de engenharia remota em seus ativos Religadores Automáticos NOJA Power

TasNetwork NOJA Power OSM Recloser installation from below with dark grey clouds behind
TasNetwork NOJA Power OSM Recloser installation

A TasNetworks implantou recentemente acesso remoto e seguro de engenharia aos seus controles RC-10 da linha OSM de religadores automáticos da NOJA Power. A TasNetworks forneceu a seus engenheiros uma capacidade aprimorada para analisar falhas e acelerar os tempos de resposta. O uso dessa capacidade de engenharia remota limita os custos tradicionalmente associados à implantação de equipes de campo. Essa economia de custos permite que a TasNetworks faça os melhores investimentos e garanta que os clientes da TasNetwork sejam fornecidos com o serviço essencial de fornecimento de eletricidade da maneira mais econômica e eficiente possível.

Na história do gerenciamento de redes de distribuição, a descoberta remota de falhas era normalmente tomada de forma bastante literal. Após uma falha crítica na rede ou falha no equipamento, as equipes de detecção de falhas DNSP (Network Distribution Service Provider) partiam para investigar a localização de uma falha. Em alguns casos, o tempo gasto no campo procurando falhas específicas pode ser de até várias horas. O alimentador estaria fora de serviço durante todo o tempo da investigação, fazendo com que o DNSP estivesse exposto a sanções de interrupção, bem como os custos operacionais de enviar as equipas de localização de falhas para o campo.

Com a proliferação de ativos de rede controlados por microprocessador, a era da tecnologia agora permite o acesso remoto seguro a essas informações. Equipamento como o Controle RC-10 da NOJA Power é candidato principal para a implantação de acesso remoto de engenharia por parte das concessionárias.

Acesso Remoto de Engenharia é a capacidade do pessoal autorizado da concessionária de se comunicar e se conectar a dispositivos eletrônicos inteligentes (IEDs). Este acesso remoto de engenharia é sinônimo de uma conexão local para configuração e interrogação desses recursos de rede, mas oferece esse acesso a partir de um local remoto. Aos engenheiros de proteção e planejadores das concessionárias são fornecidos uma capacidade para acessar os dados que necessitam imediatamente sem a necessidade de visitar dispositivos de campo.

Sperry Pinner da TasNetworks comentou que “Acesso de engenharia é uma valiosa ferramenta de economia de custos para a equipe de Engenharia de Proteção e Controle. Mudanças de configurações e interrogação de dados podem ser feitas em apenas dez minutos na linha. Caso contrário, enviar uma tripulação de campo ao local do religador pode custar até três ou quatro horas de viagem para alguns religadores, o que implica um custo extra”.
"As comunicações seguras são o futuro das concessionárias de energia elétrica", defende Neil O'Sullivan, Diretor Geral do Grupo NOJA Power. "Ambos os nossos controles RC10 e RC15 suportam comunicações baseadas em IP com uma variedade de protocolos padrão da indústria, incluindo DNP3, IEC60870-5-104 e IEC61850. O RC15 com sua capacidade de modem 4G on-board permite que nossos clientes estabeleçam rapidamente comunicações seguras em redes 4G privadas ".

Em um mundo cada vez mais interconectado, faz sentido técnico e comercial para os serviços públicos adotarem os benefícios proporcionados pelo acesso remoto de engenharia em dispositivos remotos de campo. As concessionárias estão munindo seus engenheiros com a capacidade de executar análise de falhas e solução de problemas de equipamentos. O estudo de caso do Controle RC-10 da NOJA Power na TasNetworks é uma clara demonstração da implantação segura de recursos adicionais de rede.