Publicado 07/2017

Qual é o problema?

O NOJA Power lança Funcionalidades de Localização de Falhas para a gama completa de produtos do Religador

A NOJA Power lança uma atualização para seus Religadores da Série OSM com o Controle de Religador (RC), implementando a Funcionalidade de Localização de Falhas. Disponível como uma atualização do firmware, sem custo, nos sistemas controlados RC-10 e RC-15 atualmente instalados, a funcionalidade do Localizador de Falhas fornece às concessionárias e organizações privadas a capacidade de estimar a localização das falhas em seus alimentadores de distribuição. A Funcionalidade do Localizador de Falhas é a última evolução do Religador da NOJA Power, e agora faz parte do conjunto de proteção padrão em cada Religador em sua linha de produção.

Implementado de acordo com a especificação ANSI 21FL de Localização de Falha, a implantação 21FL no Religador da NOJA Power faz mais do que simplesmente localizar falhas. Através da matriz de sensores integrada no Sistema do Religador OSM NOJA Power, o dispositivo também pode avaliar o tipo de falha e até mesmo as fases responsáveis. Mesmo que for o pior caso de falha trifásica de uma única linha à terra, o RC-10 ou RC-15 agora está equipado com algoritmos para detectar e relatar o provável problema que o alimentador está experimentando.

Como esperado, esta informação e controle estão disponíveis para o SCADA remoto através de qualquer um dos protocolos RTU de comunicações incorporadas fornecidas como padrão no Religador NOJA Power. Se você usa os protocolos DNP3, IEC 61850 ou IEC 870-101 / 104, a Cabine de Controle do Religador NOJA Power está pronta para integração em qualquer sistema de controle.

Instalação do religador NOJA Power

A implementação do padrão Localizador de Falha da NOJA Power informa à previsão local (painel do controlador) da distância da falha, e ao relatório remoto dos parâmetros da falha. Este relatório remoto dos parâmetros da falha permite que o RC seja integrado em um sistema centralizado mais complexo para cálculo da distância da falha. Uma seleção dos sinais disponíveis é apresentada na Tabela 1 abaixo.

ParâmetroDisponível Localmente e Remotamente
Distância da FalhaSim
Zf (Magnitude de Impedância de Falha)Sim
θf (Ângulo de Impedância de Falha)Sim
ZLoop (Magnitude de Impedância de Loop de Falha)Sim
XLoop (Reatância de Sequência Positiva Medida do Relé para o Local da Falha)Sim
θLoop (Ângulo de Impedância (grau) de Loop de Falha)Sim

O Religador OSM da NOJA Power é fornecido de forma padrão com uma matriz de sensores líder na categoria, incluindo Transformadores de Corrente de fase (CTs) e Transformadores de Voltagem (VTs) em todas as fases em ambos os lados do interruptor. Estes VTs são uma implantação de engenharia avançada, fornecendo uma precisão excepcional em toda a faixa de proteção e fornecendo uma miríade de funcionalidades de automação como padrão. Essa precisão não só permite a localização de falhas, mas também permite que o Religador OSM NOJA Power implante o Check de Sincronismo como um recurso de produto padrão disponível em todos os dispositivos.

"A localização de falhas, locais ou centralizadas, agora é possível usando os controles RC-10 e RC-15 como atualização do firmware", informa Neil O'Sullivan, CEO da NOJA Power Group. "Se você tem controles RC-01, você pode considerar atualizá-los para os controles RC-10 ou RC-15 conectados aos tanques 200 da série OSM para tirar proveito de todas as funcionalidades RC-10 e RC-15 disponíveis".

Os Religadores montados em poste têm uma enorme capacidade de melhorar a confiabilidade, segurança e desempenho comercial dos alimentadores de distribuição. Através da implantação da capacidade de Localização de Falha 21FL, o Religador OSM NOJA Power agora pode informar aos operadores sobre a localização da falha, reduzindo os tempos de interrupção e economizando dinheiro das concessionárias. A funcionalidade do localizador de falhas está disponível como atualização do firmware para a versão 1.18.0.0 para todos os usuários atuais dos controladores RC-10 ou RC-15 NOJA Power.