Publicado 07/2017

NOJA Power fornece religadores para subestação de Ariquemes II, baseados no protocolo IEC 61850 em parceria com a empresa ELETROBRAS Distribuição Rondônia

NOJA Power fornece religadores com IEC 61850 no Brasil para a Subestação Ariquemes II da ELETROBRAS

A NOJA Power anuncia hoje o sucesso do projeto realizado em conjunto com o cliente Eletrobras Distribuição Rondônia (EDRO), uma solução de integração que utiliza fibras óticas e o protocolo IEC 61850, permitindo que todos os equipamentos desta instalação comuniquem-se entre si e de forma dinâmica, através do envio de mensagens codificadas internas, muitas das operações são tomadas diretamente pelos Dispositivos Eletrônicos Inteligentes (IEDs).

Com um ambicioso projeto de desenvolvimento de Smart Grids a Eletrobras Distribuição, do estado de Rondônia (EDRO), realizou alto investimento em equipamentos NOJA Power recentemente e decidiu utilizar estes equipamentos para a implementação do protocolo IEC61850 (desenvolvido pela equipe de P&D da NOJA Power), garantindo assim que a empresa continue na vanguarda tecnológica dos equipamentos de baixa e média tensão para uso ao tempo.

Apesar de o protocolo DNP3 ser o mais utilizado pelas empresas brasileiras, inclusive pela Eletrobras em muitas aplicações, o protocolo IEC61850 foi empregado afim de garantir que todos os diferentes equipamentos da subestação de Ariquemes II pudessem interoperar. Para esta aplicação todos os controladores RC10 foram conectados à um switch óptico industrial instalado na sala de controle da subestação e então conectados à rede local.

Toda a comunicação de rede está baseada no protocolo TCP / IP e todas as informações e comandos dos religadores podem ser trocadas entre todos os IED’s da subestação através de mensagens GOOSE. Por fim todo o status, comandos remotos e monitoramento de medições dos dispositivos são enviados para o sistema SCADA através da “nuvem” usando o protocolo MMS e então ficam disponíveis no Centro de controle do cliente sobre uma conexão segura.

Os Protocolos GOOSE e MMS são partes integrantes do IEC 61850

Sobre o Protocolo IEC 61850

Desde o início do processo de automação dos sistemas de rede e das subestações, diferentes protocolos de comunicação foram desenvolvidos visando a proteção e supervisão do sistema elétrico. Com isso tivemos o surgimento do protocolo IEC61850, o qual conta com tipos de dados abstratos que podem ser mapeados em diferentes subprotocolos, sendo eles o MMS (Manufacturing Message Specification), GOOSE (Generic Objetic Substation Event) e o SMV (Sampled Measured Values) O IEC 61850 é desenvolvido para atuar nas redes TCP/IP e através de conexões LAN.

O grande trunfo deste protocolo é atender a demanda de todas as camadas das subestações pois, através destes diferentes tipos de comunicação tanto vertical quanto horizontal, ele permite ao usuário utilizar somente este padrão de comunicação tanto para a comunicação entre IEDs quanto para a comunicação de aquisição de dados de campo, substituindo assim os protocolos SCADA, como DNP3 e IEC-104.

Com os equipamentos descritos acima e o apoio do time técnico da NOJA Power para configuração, a equipe técnica da Eletrobras Rondônia obteve sucesso na implementação do novo projeto. Com investimento de R$ 12 milhões, o projeto da Subestação Ariquemes II é composto por 06 alimentadores que utilizam modernos recursos tecnológicos e sistemas de segurança.

A nova subestação irá atender, em conjunto com a Subestação Ariquemes I, os 43 mil consumidores da cidade de Ariquemes e região, além de proporcionar mais segurança e qualidade ao fornecimento de energia e o aumento da confiabilidade do sistema elétrico da região.

"A demanda pela utilização do protocolo IEC61850 tem crescido significantemente no Brasil e nossos religadores estão áptos a atender essa demanda de forma simples e eficiente e o cliente pode continuar contando com a vasta gama de funcionalidade do controle RC10", diz Tarcísio Santos, Gerente de Serviços da NOJA Power Brasil. "Apesar deste cliente ter adquirido os equipamentos da NOJA Power há algum tempo, quando este protocolo ainda não estava disponível, conseguiu facilmente ter acesso a tal funcionalidade, através de uma simples e gratuita atualização de firmware e do total apoio do nosso suporte técnico. Isso mostra não só a capacidade da NOJA Power de fornecer produtos inovadores, como também de proporcionar serviços incomparáveis ao redor do mundo”.
“Tive especial envolvimento neste projeto em conjunto com a especializada equipe de configuração da Eletrobras e foi, de fato, uma ótima experiência pois foi necessário empregar todas as funcionalidades do IEC-61850, colocando em prova todos os testes e treinamentos realizados sobre esta nova ferramenta no último ano.” diz Felipe Mori, do Departamento de Serviços da NOJA Power Brasil. “É recompensador tanto profissional, quanto pessoalmente, ver nosso equipamento atendendo às altas exigências do setor de subestações. Como sempre temos foco em nossa em nossa missão de manter os usuários informados sobre as últimas tecnologias disponíveis no equipamento e atuar em conjunto quando necessário”.

Os RAs da linha OSM da NOJA Power são elementos fundamentais de Smart Grids e fornecem um conjunto abrangente de recursos de automação. Tais unidades realizam a medição de tensão em todas as seis buchas, medição de corrente nas três fases, proteção direcional e extensa capacidade de monitoramento da qualidade de energia e registro de dados. A linha OSM passou por exaustivas rotinas de testes de tipo no laboratório independente KEMA, na Holanda, visando garantir longa vida de operação e confiabilidade sob as mais severas condições ambientais. Desde o seu lançamento, a linha OSM de RAs foi instalada por concessionárias em mais de 90 Países ao redor do mundo. (Consulte "Sobre a linha OSM NOJA Power" abaixo.)

O RC10 vem pronto para atuar com Supervisor de Controle e Aquisição de Dados (SCADA), fornece proteção direcional de sobrecorrente, relé de falta à terra e falta sensível à terra, relé de religamento automático, relé de sincronismo, medição instantânea, registro de eventos, registrador de demanda e unidade terminal remota (RTU em um único pacote.

Sobre a ELETROBRAS Distribuição

A Eletrobras é uma empresa de capital aberto controlada pelo governo brasileiro. Com foco em rentabilidade, competitividade, integração e sustentabilidade, a companhia lidera um sistema composto de subsidiárias que atuam nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, uma empresa de participações (Eletrobras Eletropar), um centro de pesquisas (Eletrobras Cepel) e metade do capital da Itaipu Binacional.