Publicado 11/2019

Medição da Qualidade da Energia da Linha de Frente

Análise de custo-benefício da expansão das energias renováveis

Software NOJA Power PQS

A transição global para as energias renováveis está bem encaminhada, estejam as redes elétricas prontas ou não. Incentivos que ultrapassam as razões eletrotécnicas estão promovendo a expansão das energias renováveis como, por exemplo, o estado australiano de Queensland, que excedeu 2GW de capacidade de energia solar instalada.

Por conta da ascensão de uma geração orientada por inversores de pequena escala, começam a surgir problemas de qualidade de energia. Com a variabilidade de locais de suprimento, o conteúdo harmônico das linhas de distribuição, juntamente com as flutuações de tensão, torna-se um problema maior, principalmente porque a maioria das redes de energia não foi projetada para monitorar a qualidade da energia no ponto de consumo – mas sim no ponto de geração e transmissão.

• Felizmente, o sistema de Religadores OSM da NOJA Power implementado na maioria das redes de distribuição globais possui um conjunto abrangente de recursos de Monitoramento da Qualidade da Energia, permitindo que os engenheiros das distribuidoras de energia monitorem a qualidade da energia em toda a rede. Os religadores são tipicamente posicionados muito mais próximos do cliente final, dando visibilidade às condições de fornecimento provenientes de novas instalações da geração renovável em pequena escala.

Disponível para todos os usuários da plataforma de Religadores OSM NOJA Power, o software Qualidade de Energia usa os TCs e sensores de tensão integrados para reportar uma infinidade de parâmetros de qualidade de energia, incluindo:

• Harmônicos, incluindo distorção harmônica total, distorção total da demanda e um algoritmo de transformada rápida de Fourier, que fornece medições até o 15º harmônico para corrente e tensão.
  • Afundamentos e Elevações de Tensão
  • Interrupções, incluindo cálculos de parâmetros de confiabilidade para relatórios
  • Captura de oscilografia
  • Proteção Harmônica

Um dos principais desafios para as distribuidoras de energia, a partir da expansão das energias renováveis, é garantir recursos do órgão regulador mesmo quando ainda não existirem evidências para problemas de qualidade de energia. Sem tais recursos, é difícil garantir o investimento no projeto para recuperar a análise preliminar e apoiar projetos de retificação da qualidade de energia.

Ao usar o sistema de Religadores OSM da NOJA Power, os engenheiros das distribuidoras podem capitalizar recursos existentes para obter uma compreensão baseada em dados da dinâmica da qualidade de energia em toda a rede de distribuição. Uma vez que essas informações preliminares são coletadas pelo religador OSM, elas podem ser usadas para justificar mais investigações ou financiamentos para impulsionar a melhoria na rede.

A Proteção Harmônica também permite que os engenheiros das distribuidoras configurem seus religadores para reportar alertas à sala de controle do SCADA caso a qualidade do fornecimento não atinja as metas regulamentadas. A proteção harmônica também está sendo estudada como um método para detecção de condutores inoperantes em superfícies isolantes, como estradas ou granito, fornecendo um recurso de segurança adicional à rede de distribuição.

“O Software PQS fornece aos consumidores de distribuidoras um pacote dedicado a envio e análise dos dados de qualidade de energia a partir da nossa ampla gama cabines para controle e comunicação RC10, RC15 e RC20”, relata Neil O´Sullivan, diretor geral do Grupo NOJA Power.