Publicado 01/2020

Religadores OSM implantados na Conexão com Renováveis para uma Estação de Energia Solar de 17MW

Integração da Glynyany-2 à Rede de Distribuição de Média Tensão

EES Glinyany 2 com Religadores OSM38 NOJA Power

Os engenheiros da NOJA Power confirmam o uso de seu sistema de religadores OSM para a conexão da Estação de Energia Solar Glynyany-2 à rede de distribuição de média tensão de 35 kV próxima a Lviv, Ucrânia. O religador OSM atua como o ponto de conexão primário, fornecendo proteção, controle e sincronização da rede entre o transformador de saída de energia solar e a rede de distribuição local.

O sistema de religadores OSM da NOJA Power apresenta, como padrão, um pacote de funcionalidades para a conexão com sistemas de geração de energia renovável, incluindo Sincronização Automática, Verificação de Sincronização ANSI 25 e diversas capacidades de proteção de frequência. Essa versatilidade permite que o produto seja rapidamente implementado para integrar estações de energia solar de escala de rede, minimizando o tempo de construção e comissionamento.

EES Glinyany 2 com Religadores OSM38 NOJA Power

Na aplicação Glynyany-2, o religador OSM é usado como disjuntor da conexão com o barramento, entre as baias de energia solar, e também como ponto de conexão final para a rede de distribuição.

Como benefício adicional para geradores de energia solar, o sistema de religadores OSM da NOJA Power utiliza um sistema de isolamento dielétrico sólido, ao invés dos esquemas de isolamento tradicionais de gás SF6. Apenas um quilograma de SF6 é equivalente a 23.600 quilogramas de CO2, com meia-vida de 3.200 anos na atmosfera. Uma vez que vazamentos de SF6 são comuns, os benefícios ambientais da fonte de energia renovável acabam por ser anulados em equipamentos com este tipo de conexão. Ao utilizar o religador OSM com isolamento dielétrico sólido, esse impacto é removido, maximizando a mitigação de gases do efeito estufa do projeto de energia renovável.

Ponto de conexão usando o Sistema de Religadores OSM da NOJA Power para Proteção e Controle

Além das motivações ambientais, o uso de Religadores OSM como o conjunto de manobra de conexão é fortemente recomendado pelo desempenho de campo dos dispositivos, com um MTBF (tempo médio entre faltas) superior a 800 anos e taxa de falhas inferior a 0,5%. Com confiabilidade de alimentação considerada essencial para o sucesso comercial da estação de energia solar, os valores de desempenho do equipamento cumprem as especificações desejadas e oferecem uma redução considerável de custos e tempo de comissionamento.

“Nossos religadores OSM encontram cada vez mais aplicações para conexão de energia renovável de larga escala a redes de distribuição,” diz o Diretor Geral do Grupo NOJA Power, Neil O’Sullivan. “Com funcionalidade de sincronização integrada como recurso padrão, nosso religador oferece uma solução econômica completa para integradores solares.”

A NOJA Power se compromete a desenvolver conjuntos de manobra inovadores com suporte a confiabilidade energética e segurança em todo o mundo.